Dentre as opções de tratamento para varizes, o uso de cremes é uma das opções mais escolhidas por quem sofre com o problema. Porém, algumas pessoas podem se perguntar se a eficácia desse tipo de produto é realmente comprovada. Será que o creme para varizes funciona? Se sim, como adotar essa medida? Para entender melhor a ação desse tipo de medicação, conversamos com o angiologista Jayme Filho, que contou tudo sobre o assunto. Veja só!
Tratamento para varizes inclui o uso de creme especializado?
As varizes são veias dilatadas causadas por defeitos na circulação sanguínea e que geram muita dor e desconforto, além do incômodo estético causado por seu aparecimento, principalmente em áreas visíveis, como as pernas. Procurar ajuda médica para realizar o tratamento de varizes corretamente é fundamental para aliviar esses sintomas, e o creme pode ser um grande auxiliar.
“Os cremes para varizes não têm ação isoladamente, mas atuam como ”, revela Dr. Jayme, que completa: “Eles podem gerar alívio para sintomas locais, como dor e coceira, e podem ajudar no controle de manchas”. Por isso, o uso de um bom creme específico para o problema, de preferência indicado por um profissional, pode ser uma maneira eficaz de controlar os sintomas de varizes.
Cremes para varizes: como usar da maneira correta?
Mas, afinal, se o creme é um complemento, como tratar varizes nas pernas e em outras partes do corpo? De acordo com o angiologista, o ideal é criar um conjunto de medidas para a doença: “Como falado anteriormente, o creme deve ser associado ao tratamento para varizes convencional, com medicações, orientações, meias de compressão e escleroterapia”, diz Dr. Jayme. O uso das meias pode potencializar a ação de alívio do creme, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo o desconforto causado pelas veias anômalas. Cada quadro deverá ser orientado por um profissional.
O médico também indica a melhor maneira de usar o creme para varizes. “Normalmente, os cremes devem ser aplicados nos locais em que as varizes se concentram de uma a duas vezes ao dia”. Mudanças no estilo de vida também podem ajudar quem sofre com a doença e complementar a ação do creme e aliviar os sintomas. Praticar exercícios físicos aeróbicos, como ciclismo, caminhadas e corridas, costuma ser muito eficaz. Manter uma dieta rica em fibras e frutas, como aveia, mamão e ameixa, além de evitar o uso de saltos e ficar em pé durante longos períodos também são formas de potencializar o tratamento para varizes.