search
    Título

    Cremes para pernas são eficazes no tratamento contra varizes?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

    9 de maio de 2017

    As varizes causam uma série de sensações incômodas, como dor, queimação e cansaço, além de aumentarem o risco de doenças circulatórias. Os pacientes acabam, então, buscando formas de aliviar o desconforto causado por esses sintomas e enxergam nos cremes para pernas uma solução. Mas será que é uma medida ideal?
    “Em geral, cremes para pernas não são eficazes no tratamento contra varizes. Não existem cremes que eliminam as veias varicosas que já estão presentes”, alerta o angiologista Jayme Ramos. A principal finalidade desses produtos, no entanto, é proporcionar alívio sintomático a veias varicosas.

    Cremes funcionam melhor como adjuvantes de determinados tratamentos


    De acordo com o médico, os cremes possuem efeitos restritos, localizados e discretos no que se refere a tratamento ou prevenção. São melhores como forma de aliviar sintomas ou auxiliar outros tratamentos, como cirurgia, laser ou aplicação. “Cremes podem ser usados como adjuvantes ao tratamento de aplicação ou laser com excelentes resultados, dependendo do efeito que se desejar (diminuir manchas, função anestésica etc)”.

    Jayme comenta que algumas fórmulas de cremes, quando feitas em manipulação, podem ter o efeito de dar certa resistência a vasos superficiais e, com isso, garantem um tempo maior até que essas veias se transformem em vasos varicosos. “Mas o profissional precisa estar habilitado a lidar com essa formulação para prescrevê-la”, alerta.

    Tratamento para varizes devem apostar nos venotônicos


    Os melhores medicamentos para o tratamento de varizes são, segundo Jayme, os chamados venotônicos. “Eles agem de forma sistêmica na inflamação que existe na parede do vaso varicoso, tendo a capacidade comprovada de diminuir sintomas das veias varicosas e sintomas de insuficiência venosa. Com isso, reduz-se o aparecimento de varizes”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    varizes
    venotônicos
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes