O combate a qualquer doença na terceira idade requer uma atenção especial por causa da saúde, em geral, mais fragilizada dos idosos. Com o tratamento para varizes, essa situação não é diferente. Quer saber quais são as medidas mais indicadas para os idosos e quais os cuidados necessários com o tratamento nessa fase da vida? Continue lendo este artigo!
Como é o tratamento para varizes na terceira idade?
Segundo o cirurgião vascular Adjaldes de Moraes, o tratamento para varizes em idosos está diretamente relacionado à condição de saúde global de cada paciente. “Quando falamos de tratamentos para varizes, a tecnologia médica avançou muito e nos permite tratar doenças venosas avançadas com procedimentos minimamente invasivos mesmo em pacientes idosos e com comorbidades a nível ambulatorial e com segurança”, afirma o especialista.
Ele cita o endolaser, o laser transdérmico, a espuma e a radiofrequência como exemplos de formas de tratamento. “Ressalto que cada terapia é personalizada e, mesmo em doentes em que procedimentos cirúrgicos não são aplicáveis, podemos resgatar a qualidade de vida com terapias clínicas”, completa o médico. Entre essas medidas clínicas estão o uso de meias de compressão e medicamentos para varizes.
Perda de massa muscular nos idosos dificulta o tratamento
Segundo Dr. Moraes, existem particularidades da doença nesta faixa etária que podem agravar os sintomas e dificultam o tratamento para varizes: “A perda de massa muscular, principalmente em membros inferiores, e o sedentarismo, são fatores de agravamento da doença venosa, pois há uma redução do efeito de bomba exercido pela panturrilha que impulsiona o sangue dos membros inferiores de volta ao coração contra a ação da gravidade”.
Por isso, assim que os primeiros sintomas e sinais de varizes surgirem, é fundamental procurar ajuda médica. Dor, inchaço, alterações na coloração e na estrutura da pele são alguns exemplos. A busca por tratamento precoce evita o surgimento de complicações, como edemas, tromboflebites e úlceras venosas.