AchèAchè
    search
    Título

    Quais cirurgias podem ser indicadas no tratamento para varizes?

    Uncategorized

    Por

    As varizes são um problema de saúde que podem causar queimação, sensação de cansaço e de pernas pesadas e inchaço, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Para avaliar esses sintomas, é fundamental procurar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado e em alguns casos, pode ser necessário o tratamento cirúrgico. 

    Extração de veias doentes é uma das cirurgias para varizes


    “Atualmente, para a correção cirúrgica de  varizes, podemos realizar fleboextração, termoablação endovenosa e microcirurgia”, afirma a angiologista Aline Gaio. A termoablação endovenosa é uma cirurgia considerada pouco invasiva e utiliza a luz, se for por meio do laser, ou o calor, se for com radiofrequência, para ocluir a veia doente. 

    A fleboextração é a cirurgia convencional que retira as veias defeituosas. Este procedimento é indicado para veias grandes ou profundas e colabora para a melhora da circulação sanguínea, ajudando a aliviar os sintomas das varizes. Já a microcirurgia é também conhecida como flebectomia ambulatorial e envolve a remoção das varizes mais superficiais. 

    Tratamento para varizes geralmente não é feito com cirurgias


    No entanto, vale lembrar que
    nem todos os casos devem ser tratados com cirurgia. “É importante a avaliação feita por um especialista e pode ser importante a realização de um doppler venoso, exame que ajudará o médico na escolha correta para cada caso”, informa a profissional. 

    Alguns quadros podem ser tratados com medicações e cuidados, como manter um peso adequado, fazer exercícios físicos e não ficar parado durante muito tempo em uma mesma posição. De acordo com Doutora Aline, atualmente, também existe a espuma densa ecoguiada, uma ferramenta bastante útil em casos selecionados. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes