AchèAchè
    search
    Título

    Que cuidados são importantes para manter o cabelo livre da caspa?

    Uncategorized

    Por

    A caspa é um problema capilar muito comum que se caracteriza pela descamação do couro cabeludo. Também chamada de dermatite seborreica, pode causar desconforto e constrangimento se não for tratada. Por isso, é importante cuidar bem dos fios e do couro cabeludo para evitar o surgimento do problema. A dermatologista Juliana Fonte deu várias dicas de como tirar caspa do cabelo e manter os fios saudáveis. Confira!

    Caspa no cabelo? Entenda o que fazer

     

    Apesar de parecer apenas um desconforto estético, a caspa também pode ser um problema de saúde. “É uma inflamação acompanhada por descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada, que pode causar coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas associadas ao aumento da produção de sebo e proliferação de fungos”, explica Dra. Juliana. O ato de coçar também pode levar microrganismos até o couro cabeludo irritado e gerar uma infecção.

    A boa notícia é que há como acabar com a caspa tomando algumas precauções básicas de prevenção e tratamento. Para evitar que a dermatite seborreica apareça, a dica da dermatologista é prestar atenção na hora da lavagem dos cabelos: “Evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo, use shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctonalamina e o ácido salicílico, e aplique condicionador e máscaras de hidratação apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo. Lave o cabelo, pelo menos, em dias alternados e enxágue os fios com água morna ou fria”. Também é importante evitar estresse e ansiedade e abrir mão de bonés e chapéus. 

    Shampoo para caspa é parte importante do tratamento

     

    De acordo com Dra. Juliana, é importante escolher produtos que promovam o tratamento da dermatite, como shampoo e remédio para caspa, e que contenham corticoides tópicos, probióticos, ácido salicílico e zinco na composição. Esses produtos auxiliam na prevenção de infecções, da vermelhidão e do desconforto causados pela caspa. É bom lembrar que a dermatite seborreica não tem cura e, por isso, deve ser tratada de forma contínua, sempre com a orientação de um dermatologista. Automedicar-se contra a caspa pode ser contraproducente e inclusive causar efeito rebote

    A hidratação dos fios também é um fator importante para manter a saúde capilar e evitar que a caspa se instale. A médica diz que é possível encontrar produtos que combinem proteção anticaspa e hidratação, “desde que não aumentem a oleosidade”, aplicando os produtos sempre do comprimento às pontas, evitando sobrecarregar o couro cabeludo e piorar a doença. Hábitos saudáveis também podem ser úteis: praticar atividade física regularmente, ter alimentação balanceada e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica também contribuem para a boa saúde dos cabelos. 

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes