A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define a dermatite seborreica como uma doença de caráter crônico e que tem como característica principal o desenvolvimento de uma inflamação na pele, causando coceira, vermelhidão e descamação. Ao atingir o couro cabeludo, a doença se manifesta na forma de caspa, uma condição que afeta muitas pessoas.
Cabelos sujos podem intensificar a caspa
É comum que a caspa esteja relacionada à herança genética, mas a dermatologista Manuela Boleira explica que o quadro de inflamação no couro cabeludo pode ter diversas causas e que elas geralmente estão associadas. Por isso, é necessário procurar ajuda de um especialista para identificar a origem da doença.
“A higienização ineficaz desta área está relacionada com a piora do quadro, mas não é considerada causa. As causas mais frequentes da caspa são o excesso de oleosidade no couro cabeludo, a proliferação de fungos, umidade no cabelo, lavagens com água muito quente, predisposição genética, acúmulo de produtos cosméticos no couro cabeludo e entre os fios e ingestão de álcool”, afirma a médica.
Shampoos e cosméticos ajudam no tratamento
Segundo a SBD, o diagnóstico da dermatite seborreica é feito clinicamente a partir de uma investigação da localização das lesões e do relato do paciente. A presença do fungo Pityrosporum ovale (também conhecido como Malassezia ssp) também pode causar a doença e, por isso, é comum que o tratamento envolva o uso de shampoos, cremes e pomadas com ação antifúngica ou produtos tópicos que contenham em sua composição ácido salicílico, zinco e outras substâncias.
A limpeza correta dos cabelos é um importante aliado no controle da caspa, mas também há outras formas de tratar a doença. Evitar o uso excessivo de cigarro e álcool, substituir o consumo de alimentos gordurosos por uma alimentação diversificada e rica em vitaminas e buscar formas de controle do estresse e da ansiedade são alguns exemplos que ajudam a garantir um couro cabeludo mais saudável.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/
Foto: Shutterstock