AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os nutrientes mais importantes para ter um cabelo saudável?

    Uncategorized

    Por

    Ter cabelos bonitos, hidratados e fortes é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, é importante lembrar que a beleza dos fios é, em parte, o reflexo de sua estrutura interior, ou seja, da ação dos nutrientes presentes em sua composição. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável para ter um cabelo saudável. 

    Vitaminas, cálcio e ferro ajudam a manter o cabelo saudável


    “Os nutrientes mais importantes para os cabelos são cistina, ferro, ácido fólico, biotina, cálcio, silício, vitamina E, enxofre, cobre e ômega 3. Água também é fundamental para os fios”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.
    A biotina, por exemplo, é uma vitamina do complexo B e atua na produção de queratina, que dá força e resistência ao cabelo. 

    Já o cálcio auxilia o transporte de nutrientes para as mais diversas partes do corpo, incluindo os fios. O ferro, por sua vez, atua na circulação do oxigênio, levando-o até os folículos capilares, enquanto o zinco ajuda a controlar a produção de oleosidade nos fios, mantendo o cabelo saudável e suficientemente hidratado, com o apoio da ingestão adequada de água.

    Alimentação ruim pode deixar cabelo sem brilho


    A falta de um ou mais desses nutrientes é capaz de
    enfraquecer o cabelo. Essa deficiência não chega a causar o principal tipo de calvície, por exemplo, mas pode atrapalhar o processo de crescimento dos fios, acelerando a queda capilar. Além disso, de acordo com Kaliandra, o cabelo pode ficar mais quebradiço, opaco e sem brilho. 

    A melhor maneira de garantir que todos esses nutrientes cheguem aos fios e mantenham-nos bem cuidados é investir em uma alimentação balanceada. “É fundamental ter uma dieta equilibrada, rica em proteínas, assim como em verduras e frutas, que têm grande quantidade de vitaminas e sais minerais essenciais para os cabelos. Devemos consumir carne, peixes, frutas secas e cítricas, por exemplo”, recomenda a médica. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes