Poucas partes do corpo humano despertam tantos sentimentos diferentes quanto os cabelos, muitas vezes chamativos e capazes de mudar completamente a aparência de uma pessoa. Talvez por isso sejam alvo de tantos cuidados não só para embelezá-los, mas também para manter a saúde capilar. Com a ajuda da dermatologista Elisabete Rocha, vamos entender quais fatores podem enfraquecer os fios.
Alisamento, estresse e má alimentação prejudicam a saúde capilar
“Entre os principais fatores do dia a dia que podem gerar o enfraquecimento dos cabelos estão a má alimentação e o estresse, que podem levar à deficiência de vitaminas importantes não só para a saúde dos cabelos como de todo o organismo”, afirma a médica.
A profissional chama atenção também para o uso de produtos inadequados e substâncias químicas muito fortes, como as utilizadas para o alisamento dos cabelos, gerando danos à haste capilar e provocando a fragmentação dos fios.
Lavar os cabelos com água quente e penteá-los ainda úmidos é outro fator que impacta a saúde capilar, já que é um hábito que pode gerar uma fratura no fio. “O uso de secadores e pranchas de alisamento diariamente desnaturam as proteínas dos cabelos, gerando também um enfraquecimento dos fios”, destaca a especialista.
Saiba como evitar o enfraquecimento do cabelo
Todos esses fatores prejudicam a saúde dos cabelos, gerando danos principalmente à cutícula, camada externa dos fios. Nos cabelos saudáveis, a cutícula tem padrão regular, enquanto nos quimicamente tratados ou danificados, apresenta-se com desgaste e em desarranjo, o que influencia até mesmo no brilho capilar.
Para evitar esses danos, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, dando preferência a legumes, verduras e alimentos ricos em proteínas. “Devemos diminuir ao máximo os alisamentos, aumentando os intervalos entre as sessões, lavar e secar gentilmente, evitar altas temperaturas, usar cremes de hidratação periodicamente e, se possível, usar finalizadores com proteção solar”, recomenda Doutora Elisabete.
Foto: Shutterstock