A alimentação e a saúde dos cabelos estão diretamente relacionadas. É o que afirma a nutróloga e clínica médica Sarina Occhipinti. Dependendo da alimentação, os fios podem sofrer várias mudanças de cor, estrutura, consistência e aspecto. Por isso, algumas pessoas, apesar de investirem em diversos tipos de cosméticos, permanecem com os cabelos fragilizados.
Falta de vitamina atrapalha o crescimento do cabelo
O cabelo é composto de proteína queratina com 18 tipos de aminoácidos, água, carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, ferro, cobre, zinco, além de outros elementos, como lipídios e ácido glutâmico. “Qualquer fator que reduza os níveis de nutrientes no organismo resultará em alterações nos fios”, explica a profissional.
A falta de uma alimentação rica em cálcio também mantêm os cabelos fragilizados, fazendo com que os fios fiquem quebradiços. “A deficiência de vitamina do complexo B altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Já a baixa de cobre pode causar mechas brancas nos cabelos”, cita a médica.
Esses, no entanto, não os únicos efeitos da falta de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A carência de ácidos graxos essenciais estimula o aparecimento da caspa, enquanto a falta de proteínas, vitaminas e óleos essenciais determina o afinamento, a perda de brilho e a interrupção do crescimento dos fios.
Efeitos podem ser piores para quem tem calvície
Quem está em processo de perda capilar por causa da calvície deve ficar ainda mais atento à alimentação, preferindo refeições saudáveis e balanceadas para evitar uma piora na queda de cabelo. Em alguns, a suplementação pode ser indicada. “Se qualquer fator que reduz níveis de nutrientes no corpo influencia no cabelo, quem já sofre com a calvície e tem deficiência de nutrientes também vai ter algumas alterações nos fios”, alerta Sarina.
Foto: Shutterstock