search
    Título

    Quais são os nutrientes que influenciam na qualidade do fio de cabelo?

    Cabeça e Pescoço
    Meu Corpo

    Por Dra. Daniela Aidar

    14 de maio de 2018

    O fio de cabelo é uma estrutura proteica composta por aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Portanto, sua qualidade depende da obtenção de nutrientes importantes, os quais estão presentes naturalmente em diversos alimentos. A carência deles resulta na fragilização dos fios, com possibilidade de queda.

    Fontes de nutrientes importantes para os fios de cabelo


    “O nosso cabelo, para estar saudável e manter sua estrutura, precisa de diversos micronutrientes, como ferro, aminoácidos, zinco, ácido fólico, cistina, biotina (vitamina B7), outras vitaminas do complexo B (exemplo: B5), vitamina E, silício, vitamina D, além de água.
    O colágeno também ajuda na qualidade do cabelo”, informa a nutricionista Daniela Aidar.
    Segundo a especialista, todos esses nutrientes podem ser obtidos por meio de uma dieta equilibrada e alta ingestão de água. “Dietas proteicas, feijão e lentilha (ferro e ácido fólico), carne, leite e cereais (cistina), ovos e fígado (biotina) e gelatina são alguns exemplos. Além disso, podemos utilizar suplementos via oral para melhor aporte desses nutrientes em caso de deficiência e/ou queda”.

    Causas da fragilidade e queda dos fios de cabelo


    Geralmente, dietas inadequadas são a principal causa de carência nutricional para o couro cabeludo. Como a vitamina D também está associada à queda capilar, a falta de exposição solar aparece como outro fator que contribui para a perda de qualidade do fio. “Dietas muito radicais ou restritivas podem também causar a queda pela perda de nutrientes”.

    Como nem sempre a causa da queda de cabelo é pela carência nutricional, não são todos os pacientes com queda que irão se beneficiar da suplementação. Há causas genéticas, hormonais, envelhecimento, doenças autoimunes, pós-parto, medicações, estresse etc. “É importante ressaltar ainda que a hipervitaminose também pode ser prejudicial ao fio, portanto a suplementação deve ser sempre acompanhada por um médico”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    cabelos
    nutrientes
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes