A calvície é uma condição vista principalmente nos homens e causada por diversos fatores, sendo a genética a razão mais frequente. Nestes casos, a calvície recebe o nome de alopecia androgenética, podendo ser tratada com medicações orais e tópicas. Além da queda intensa dos fios e de falhas cada vez maiores no couro cabeludo, outro problema é uma maior fragilidade dos fios, que surge junto à calvície.
Genética e alimentação podem deixar fios mais frágeis
De acordo com o dermatologista Bruno Vargas, é preciso investigar a causa da calvície para entender o motivo para os fios estarem mais frágeis: “Não existe uma resposta única para explicar porque uma pessoa está com queda de cabelo. A perda dos fios pode ser causada por fatores genéticos, má alimentação, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos, desnutrição e estresse”.
Uma dieta desequilibrada tem sua parcela de culpa, por exemplo, já que os fios precisam receber quantidades adequadas de proteína, cálcio, ferro e das vitaminas B, C e E para crescerem fortes: “A alimentação interfere na saúde de nosso organismo como um todo e a deficiência de determinadas vitaminas, por exemplo, tem impacto nos cabelos”, ressalta o médico.
Remédio para calvície pode melhorar a saúde do cabelo
O mais importante, segundo o especialista, é fazer um acompanhamento regular da saúde capilar com um dermatologista: “Existem exames precisos de tricoscopia (dermatoscopia digital), por exemplo, que avaliam a saúde do couro cabeludo, bem como dos fios, e auxiliam no diagnóstico do tipo de queda”. A partir daí, é possível estabelecer uma linha de tratamento mais eficaz.
Dr. Bruno Vargas ainda cita os medicamentos que desaceleram o processo da queda e estimulam o crescimento de fios novos como opções de tratamento. O uso de medicamentos no couro cabeludo e até mesmo tecnologias a laser são aliados ao tratamento com remédios para reduzir a queda e, assim, impedir a fragilidade dos fios.
Foto: Shutterstock