AchèAchè
search
Título

Existe alguma razão para a calvície ser mais comum em homens?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é hereditária e pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais comum em homens. A frequência e a gravidade vão aumentando com a idade. O fato do problema ser mais frequente em homens está relacionado ao principal hormônio sexual masculino, que é a testosterona.

Ação da testosterona na calvície


“Existe uma razão para a calvície ser mais comum em homens do que em mulheres. Isso ocorre porque os hormônios masculinos são os mais envolvidos na manifestação da doença. A influência desse hormônio é tanta que 80% dos homens apresentam algum sinal de calvície aos 70 anos”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

A médica explica que a testosterona é convertida em dihidrotestosterona pela enzima 5-alfa-redutase II, presente nos folículos do couro cabeludo (a atividade dessa enzima é aumentada em homens acometidos). “A dihidrotestosterona é capaz de causar miniaturização dos fios (deixando-os finos e curtos), até que no futuro esses fios sumam e o folículo se feche”.

Genética e calvície


Apesar dessa grande influência hormonal,
alguns homens não sofrem de calvície. Envelhecem e continuam com o cabelo volumoso por toda a cabeça. O fator que melhor explica isso é a genética. “A transmissão hereditária da alopecia androgenética é poligênica, isto é, depende de vários genes envolvidos (autossômicos e ligados ao X)”, afirma a dermatologista.

Por ser um tipo de alopecia bastante comum e pela força da hereditariedade, a calvície tende a ser herdada de geração em geração. Não se sabem todos os genes e fatores envolvidos, pois ainda são necessários muitos estudos futuros. “O mais importante é sabermos identificar precocemente a calvície para iniciar logo o tratamento, caso o paciente deseje”, recomenda Daniela.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A caspa, se não tratada, pode piorar?

A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, doença inflamatória que quando atinge o couro cabeludo também é chamada de pitiríase esteatoide. Essa condição se desenvolve nas áreas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas e tem uma discreta predominância no sexo masculino. O problema, se não for tratado, pode piorar. Confira as […]

Artigos
Qual é a diferença entre vasinhos, microvarizes e varizes? Especialista explica!

Você sabe a diferença entre vasinhos, microvarizes e varizes? As varizes são um problema para muitas pessoas e podem causar dor e desconforto. No entanto, é importante lembrar que nem todas as varizes são iguais. Existem ainda as microvarizes e até mesmo os vasinhos nas pernas, que têm pequenas diferenças entre si. Para entender melhor […]

Artigos
Por que é tão importante usar protetor solar mesmo em dias nublados?

Usar protetor solar é uma das medidas mais citadas pelos dermatologistas para cuidar da pele. Este produto ajuda a bloquear a ação dos raios solares, sendo a principal forma de se prevenir do câncer de pele e do envelhecimento. No entanto, o que poucas pessoas sabem ou levam em consideração é que o filtro solar […]

Converse com um dos nossos atendentes