AchèAchè
search
Título

Existe alguma razão para a calvície ser mais comum em homens?

Cabelo

Por Dra. Daniela Aidar

19 de outubro de 2023

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é hereditária e pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais comum em homens. A frequência e a gravidade vão aumentando com a idade. O fato do problema ser mais frequente em homens está relacionado ao principal hormônio sexual masculino, que é a testosterona.

Ação da testosterona na calvície


“Existe uma razão para a calvície ser mais comum em homens do que em mulheres. Isso ocorre porque os hormônios masculinos são os mais envolvidos na manifestação da doença. A influência desse hormônio é tanta que 80% dos homens apresentam algum sinal de calvície aos 70 anos”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

A médica explica que a testosterona é convertida em dihidrotestosterona pela enzima 5-alfa-redutase II, presente nos folículos do couro cabeludo (a atividade dessa enzima é aumentada em homens acometidos). “A dihidrotestosterona é capaz de causar miniaturização dos fios (deixando-os finos e curtos), até que no futuro esses fios sumam e o folículo se feche”.

Genética e calvície


Apesar dessa grande influência hormonal,
alguns homens não sofrem de calvície. Envelhecem e continuam com o cabelo volumoso por toda a cabeça. O fator que melhor explica isso é a genética. “A transmissão hereditária da alopecia androgenética é poligênica, isto é, depende de vários genes envolvidos (autossômicos e ligados ao X)”, afirma a dermatologista.

Por ser um tipo de alopecia bastante comum e pela força da hereditariedade, a calvície tende a ser herdada de geração em geração. Não se sabem todos os genes e fatores envolvidos, pois ainda são necessários muitos estudos futuros. “O mais importante é sabermos identificar precocemente a calvície para iniciar logo o tratamento, caso o paciente deseje”, recomenda Daniela.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
calvície
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quem tem fios muito finos tem maiores chances de desenvolver calvície?

Ter um fio de cabelo grosso ou fino é um fator definido geneticamente. Independente da espessura, os fios passam pelas mesmas etapas de crescimento do ciclo capilar, desde que estejam em circunstâncias normais. Devido aos fios mais sensíveis, muitas pessoas acham que quem tem cabelos mais finos tem mais possibilidade de ter calvície. Será que […]

Artigos
Quem está tratando a calvície deve passar protetor solar na cabeça?

O paciente que está tratando a calvície deve sempre usar filtro solar na cabeça, além de recorrer a outras formas de proteção local, como usar chapéu e boné. Tais medidas são indicadas não apenas para evitar a queda capilar, como também para prevenir outros problemas, como o câncer de pele.   Exposição solar sem proteção […]

Artigos
O filho de um pai calvo tem mais chance de desenvolver calvície?

A calvície, ou alopecia androgenética, é uma condição que pode causar a perda parcial ou até mesmo total dos fios. Esse tipo de queda de cabelo é mais frequente entre os homens e pode se iniciar ainda na adolescência. Apesar de não representar um problema de saúde, a possibilidade de perda dos fios é um […]

Converse com um dos nossos atendentes