AchèAchè
    search
    Título

    Qual é o papel das vitaminas C e D para a saúde das articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por Dr. Ricardo Komatsu

    20 de setembro de 2018

    Manter a saúde das articulações e de todo o sistema musculoesquelético é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Para isso, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso adequado e adotar uma alimentação rica nas vitaminas C e D. Esses dois nutrientes exercem papéis muito importantes.

    Função das vitaminas C e D na saúde das articulações


    A vitamina C facilita a produção de uma substância que está presente na composição das cartilagens, que protegem as articulações, além dos ossos e tendões. “A
    vitamina C auxilia numa etapa importante da formação do colágeno, permitindo que suas fibras adquiram estabilidade e resistência“, afirma o geriatra Ricardo Komatsu.
    “A vitamina D é importante para as articulações por possuir funções imunomoduladoras e por ser essencial no metabolismo do cálcio, na sua absorção intestinal”, diz o médico. O cálcio é um dos principais componentes de todas as estruturas ósseas, incluindo as articulações, mas para ser aproveitado corretamente, o corpo precisa de boas quantidades de vitamina D.

    A importância das vitaminas C e D


    A falta desses nutrientes pode prejudicar as articulações e até mesmo provocar o desenvolvimento de alguns problemas de saúde, como dor articular, fraqueza muscular, osteoporose e
    osteoartrite. “A deficiência de vitamina C pode causar o escorbuto, enquanto a deficiência de vitamina D causa raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos e idosos”, alerta o profissional.
    Para a prevenção das doenças, a alimentação é a sua melhor aliada. Limão, laranja, manga, rúcula, acerola e tomate são ricos em vitamina C, enquanto a vitamina D é encontrada na gema do ovo, atum, salmão, sardinha, leite e derivados e vegetais verde-escuros. No entanto, a maior parte da vitamina D de que o corpo precisa vem da exposição à luz solar. Se não for possível obter níveis adequados por meio da dieta e, no caso da vitamina D, também por meio da adequada exposição solar, a suplementação pode ser indicada por um médico.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    ossos
    osteoartrite
    vitamina C
    vitamina D
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes