search
    Título

    Qual é a importância da adesão ao tratamento da osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite consiste no desgaste gradativo da cartilagem que fica nas extremidades dos ossos, sendo que não há cura para o problema. Porém, o tratamento adequado ameniza as dores características do quadro, retarda o processo degenerativo e permite que o paciente leve uma vida com mais qualidade e menos riscos à saúde osteoarticular.

    Alimentação e exercícios físicos são essenciais para o tratamento da osteoartrite


    “A adesão ao tratamento é de suma importância, não apenas no caso da osteoartrite, mas de todas as doenças. Nesse sentido, destaco as medidas não farmacológicas, como perda de peso, atividade física regular, reabilitação da articulação acometida com
    alongamento e fortalecimento muscular”, indica a reumatologista Regina Von Kirchenheim.
    Os exercícios, ao fortalecerem a musculatura, ajudam a garantir mais proteção aos ossos, enquanto a alimentação balanceada promove o consumo de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos (cálcio e vitamina D, principalmente) e favorece a perda de peso, o que também é fundamental para não sobrecarregar as articulações já prejudicadas pela doença em curso.

    Riscos de não aderir ao tratamento da osteoartrite


    Naturalmente, quando o paciente não inicia o tratamento ou começa, mas não o segue devidamente,
    o desgaste da cartilagem avança e os ossos ficam desprotegidos. Com o movimento do corpo, pode acarretar o atrito entre os ossos, ocorrendo a piora dos sintomas.
    Segundo Dra. Regina, a melhor abordagem a ser utilizada para que o paciente se engaje plenamente ao tratamento, é fazê-lo entender todos os mecanismos da doença bem como suas consequências clínicas e possíveis complicações, além da importância das medidas não farmacológicas para o controle da doença.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes