search
    Título

    Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é uma doença crônica que exige do paciente adesão disciplinada ao tratamento adequado, a fim de controlar o desgaste da cartilagem que compromete ossos e articulações. Uma das formas de obter esse controle é por meio da prática de atividades físicas que fortaleçam os músculos, o que confere maior resistência e proteção para as articulações durante os movimentos.

     

    Benefícios do agachamento para o fortalecimento dos joelhos

     

    O agachamento é amplamente recomendado como parte do tratamento da osteoartrite que acomete, principalmente, o joelho, pois trabalha os músculos próximos dessa região. Os pacientes que sofrem com a doença – e que a percebem atuar especialmente nos joelhos –  costumam sentir dor significativa por conta do desgaste local.

    “O trabalho muscular feito através de agachamento reflete em fortalecimento, pois melhora grupos musculares específicos, como quadríceps da coxa, laterais e mediais dos joelhos. Com isso, há uma diminuição na carga sobre a articulação, visto que o maior impacto será recebido por músculos fortalecidos, capazes de proteger cartilagem e articulação do joelho”, explica a reumatologista Regina Ferreira.

     

    Forma correta de fazer agachamento

     

    Apesar dos potenciais benefícios dessa atividade, é preciso atenção na hora de realizar o exercício. “Quando o exercício de fortalecimento é realizado, por exemplo, com postura e posicionamento dos joelhos de forma incorreta, isso poderá prejudicar os mesmos”, alerta a especialista.  

    Para realizar o agachamento da maneira correta, o paciente deve, primeiramente, estar em pé em uma superfície plana, deixando uma abertura entre as pernas similar à largura dos ombros. “A coluna precisa permanecer ereta durante o movimento, o qual deve ser feito lentamente. Esse movimento pode ser auxiliado com um bastão segurado pelas mãos, à frente do corpo”.  

     

    Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes