Quais são os exercícios indicados para quem tem desgaste nas articulações do joelho?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os exercícios indicados para quem tem desgaste nas articulações do joelho?

O desgaste nas articulações do joelho se deve a uma série de fatores, na qual estão incluídos impacto e peso. Por isso, pessoas que realizam atividades físicas de alto impacto ou que estão com sobrepeso têm maior tendência a desenvolver o problema. Nesse sentido, a prática de exercícios é essencial, já que contribui para o emagrecimento. Contudo, é importante que sua intensidade seja moderada.

“Ao contrário do que se pensa, os exercícios podem ser grandes aliados no tratamento de pacientes que sofrem com o desgaste das articulações. Como o sobrepeso é um grande vilão para as cartilagens dos membros inferiores (especialmente dos joelhos), atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhadas, ciclismo e natação, ao contribuírem com a redução do peso corporal, combatem indiretamente o desgaste articular”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

Importância da associação entre treino aeróbico e musculação para as articulações


Todavia, os treinos aeróbicos que visam a perda de peso não são os únicos benéficos para a saúde das articulações. Segundo o médico, a musculação também é um ótimo aliado nesse sentido, já que trabalha a resistência muscular e articular. Ele acredita que este tipo de treino deve ser utilizado em concomitância com as atividades aeróbicas para garantir ainda mais a saúde das articulações.

“Uma boa compleição da musculatura estabilizadora das articulações também é de grande importância para o controle do desgaste da cartilagem articular. Logo, um programa de treinamento muscular pode ser de grande valia para a longevidade articular. A musculação e exercícios de resistência são atividades que têm boa taxa de resposta”, comenta.

Alimentação e emagrecimento


Por mais que a prática de exercícios físicos seja vital para o emagrecimento, apenas isso não será o suficiente para a perda significativa de peso e, consequentemente, para evitar o desgaste das articulações. Aliado a isso, deve haver uma reeducação alimentar, com prescrição de dieta balanceada por um nutricionista, com restrição a gorduras, carboidratos e açúcar e preferência por alimentos mais nutritivos, como frutas, legumes e verduras.   

Dr. Vinícius Magno é ortopedista especialista em patologias da coluna vertebral e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Também é Coordenador da Residência em Ortopedia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. CRM 52 84759-3.

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
dores-no-corpo
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os exercícios indicados para quem tem desgaste nas articulações do joelho?"

Kelly

Sobre o texto acima que fala da pratica de exercícios físicos, queria saber da natação, se é indicado para estes casos?

Cuidados Pela Vida

Olá Kelly, qualquer atividade física deve ser indicada por um profissional. Aconselhamos você a procurar um ortopedista ou educador físico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.