search
    Título

    Qual é a duração do tratamento da osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é uma doença crônica, o que significa que seu tratamento pode durar muitos anos ou a vida toda. Como o abandono do tratamento significa permitir que o processo degenerativo seja acelerado, é recomendado que o paciente tenha sempre os cuidados para amenizar os sintomas e manter uma boa qualidade de vida.

    Tratamento da osteoartrite é simples, mas deve ser seguido à risca


    O tratamento acaba sendo para a vida toda ou até que haja necessidade de substituição de alguma articulação por uma prótese“, explica a reumatologista Regina Von Kirchenheim. Entretanto, vale ressaltar que a inclusão da prótese, por meio da artroplastia, é indicada apenas quando há um elevado grau de degeneração das articulações e todas as possibilidades de tratamento conservador estiverem esgotadas.
    A ideia de ter que se tratar para sempre pode até ser assustadora, mas na verdade é algo mais simples do que parece. Tudo o que o paciente precisa fazer é seguir fielmente as recomendações médicas, que consistem, basicamente, no uso de medicamentos e adoção de hábitos de vida mais saudáveis, com foco na alimentação e prática de atividades físicas.

    Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a diminuir uso indiscriminado de remédios


    A alimentação balanceada, em primeiro lugar, atuará diretamente na perda de peso, evitando que uma carga extra atue negativamente contra os ossos e articulações. Além disso,
    a presença do cálcio e da vitamina D, principalmente, servirá para garantir que os ossos se mantenham saudáveis. Caso esses nutrientes não sejam consumidos na quantidade necessária por meio da dieta, a suplementação deve ser considerada uma opção.
    A atividade física no tratamento da osteoartrite possui também o intuito de perda de medidas para evitar sobrecarga nos ossos, mas também visa fortalecer os músculos para que estes deem uma maior proteção também à parte osteoarticular. “Essas medidas podem, inclusive, ajudar o paciente a reduzir o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios normalmente indicados para a dor”, afirma Regina.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes