AchèAchè
search
Título

Quais são as principais causas para osteoporose em homens?

Saúde do Homem

Por Dr. Guilherme Guadagnini Falótico

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento de toda a estrutura óssea do corpo. Como consequência, os ossos ficam finos e podem se partir diante de movimentos simples realizados no dia a dia. O problema é conhecidamente mais frequente entre as mulheres, mas também pode afetar gravemente a saúde dos homens.

Redução na quantidade de testosterona causa osteoporose nos homens


Enquanto nas mulheres, a redução da quantidade do hormônio estrogênio na menopausa é a grande responsável pela osteoporose, nos homens, a doença também tem a falta de um hormônio como causa: “A principal causa é a queda no nível da testosterona. São considerados fatores de risco o tabagismo, alcoolismo, uso crônico de corticoides, tratamento medicamentoso para neoplasias e histórico familiar”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico.

É preciso lembrar ainda que ter uma alimentação com pouca quantidade de cálcio também é uma importante causa para a osteoporose. O cálcio é o mineral que mais está presente na formação dos ossos e ajuda a mantê-los resistentes. O sedentarismo é outro fator de risco. A falta de exercícios físicos acelera a perda de massa óssea. Por outro lado, sua prática regular, principalmente em contato com a luz solar, trabalha os músculos e os ossos, ajudando a proteger o esqueleto.

Diagnóstico da osteoporose nos homens costuma ser tardio


De acordo com o especialista, a menor frequência da osteoporose entre os homens tem também consequências negativas. “Casos em homens são menos comuns do que em mulheres, o que muitas vezes resulta numa baixa suspeita do diagnóstico, que pode ocorrer tardiamente, por exemplo, depois de uma ocorrência de uma fratura“, alerta o médico.

Para evitar que a doença seja descoberta somente quando surgir uma complicação, os homens devem começar a fazer exames preventivos a partir dos 45 anos, especialmente aqueles que têm casos de osteoporose na família. O exame mais recomendado pelos médicos atualmente é a chamada densitometria óssea, que utiliza um aparelho para medir a densidade mineral dos ossos.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a musculação ajuda a aumentar a densidade dos ossos?

Quando os pacientes recebem o diagnóstico da osteoporose, a prática regular de atividades físicas, especialmente exercícios de musculação, é uma das principais medidas indicadas pelo médico para aumentar a densidade dos ossos e impedir a piora da doença e o surgimento das fraturas ósseas, sua principal complicação. Musculação ajuda na prevenção e no tratamento da […]

Artigos
Existem alimentos que pacientes com osteoporose devem evitar?

A osteoporose é um problema que afeta principalmente as mulheres idosas. Ela é considerada uma doença silenciosa, ou seja, geralmente, apresenta sintomas somente na fase de fraturas ósseas. Fazer o tratamento corretamente é muito importante para que os pacientes com osteoporose evitem essas complicações e, neste caso, a alimentação assume uma função vital.  Alimentos que […]

Artigos
O que diferencia um quadro de osteopenia de um quadro de osteoporose?

Osteoporose significa “ossos porosos”, ou seja, a doença se caracteriza por um enfraquecimento do tecido ósseo, que perde progressivamente sua densidade, aumentando o risco de traumas e fraturas. Já o quadro de osteopenia é uma condição pré-clínica que pode levar à osteoporose. Nesse caso, a extensão da perda óssea é menor e o osso não […]

Converse com um dos nossos atendentes