AchèAchè
search
Título

Mulheres que sofrem menopausa precoce correm mais risco de ter osteoporose?

Cuidados e Bem-estar
Saúde da Mulher

19 de outubro de 2023

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose atinge mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. A doença compromete silenciosamente a saúde do esqueleto humano, enfraquecendo os ossos até o surgimento de fraturas, que atrapalham a locomoção e tornam mais difícil a realização de simples atividades do dia a dia.

Menopausa precoce acelera a osteoporose

Apesar de também ser diagnosticada em homens, são as mulheres depois da menopausa que compõem a maioria dos casos. A menopausa geralmente se inicia a partir dos 40 ou 50 anos, mas há exceções que merecem atenção. “A menopausa precoce pode acelerar o processo de desenvolvimento da osteoporose”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.
A menopausa precoce é aquela que se inicia antes dos 40 anos, seja por causa de doenças, da retirada dos ovários ou naturalmente. A falta de estrogênio no corpo, hormônio produzido pelos ovários, é característica desse período e impede a absorção de cálcio e enfraquece os ossos mais rapidamente.

Como evitar a osteoporose na menopausa precoce

“Alguns cuidados podem evitar a osteoporose nesses casos, como controle endocrinológico e ginecológico frequentes e, se possível, reposição hormonal”, recomenda o especialista. Se não for possível, ele indica uma alimentação balanceada com banhos de sol e exercícios físicos.
A menopausa precoce pode provocar ainda outros problemas capazes de colocar a saúde em risco, como doenças cardiovasculares, perda de memória, alterações no humor e depressão, especialmente por causa da falta de estrogênio. Por isso, é fundamental que mulheres que entraram na menopausa precocemente procurem auxílio médico.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Artigos
Quem tem diabetes vive menos? Médico tira dúvida sobre a doença!

O diabetes é uma doença crônica comum entre os brasileiros, mas que sempre gera questionamentos nos pacientes que recebem o diagnóstico e em suas famílias. Um deles é se a doença afeta de alguma forma a expectativa de vida. A resposta é uma boa notícia para os diabéticos: com uma série de cuidados com o […]

Artigos
Candidíase de repetição: o que é, causas e tratamento

A candidíase, uma infecção causada por fungos que pode afetar homens e mulheres, é considerada de repetição ou recorrente quando aparece ao menos 4 vezes por ano. Os sintomas são bastante incômodos e aparecem geralmente nas áreas onde há umidade e calor, geralmente nas regiões genitais, com maior predominância na vagina. Entre os sintomas de […]

Converse com um dos nossos atendentes