search
    Título

    Quais são as doenças que mais acometem as crianças no verão e na primavera?

    Saúde Infantil

    Por

    Sol, praia, mar, piscina, passeios ao ar livre… A época do verão e da primavera é pura diversão para os pequenos! Porém, as estações mais quentes do ano também exigem cuidados quanto à saúde das crianças: assim como o inverno, o clima quente também pode favorecer uma série de doenças. A pediatra Aline Fregni nos ajudou a listar os principais problemas de saúde que afetam as crianças na primavera e no verão e citou algumas medidas para evitá-las. 

    Alergias e infecções aumentam nas estações quentes

     

    De acordo com Dra. Aline, o período do verão e da primavera é caracterizado pelo aumento de alergias e infecções nas crianças: “Isso ocorre devido às condições climáticas específicas, como pólen das flores e gramíneas, calor, tempo seco, pancadas de chuva e proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Vírus, bactérias, poeira e pólen também ficam mais tempo em suspensão no ar”. 
    “As doenças que mais acometem as crianças nas estações mais quentes são: rinite alérgica, asma, conjuntivite, sinusite e otite”, revela a pediatra. “Doenças de pele, como a varicela (catapora) e a roséola (exantema súbito) também estão incluídas. Além destas, há a dengue, febre amarela, diarreia, intoxicação alimentar e micoses, muito comuns na primavera e no verão”, continua a médica. 
    Os dias ensolarados também podem trazer problemas bem característicos, como a insolação e a desidratação, causadas pela exposição solar sem proteção e pelo calor intenso. A infecção urinária também é muito comum nessa época, principalmente nas meninas, devido ao longo tempo de uso do biquíni molhado, por exemplo. Já doenças crônicas, como a dermatite atópica, pioram com os dias quentes e ensolarados e precisam de atenção redobrada nesse período do ano. 

    Como proteger as crianças das doenças de verão e primavera?

     

    Nas estações mais quentes do ano, é possível deixar as crianças mais protegidas com alguns cuidados básicos. A pediatra dá as principais dicas para os pais e cuidadores: “Lave as narinas da criança com frequência, mantenha as janelas abertas para o ar fresco entrar e ofereça bastante líquido, principalmente água. Higienize e conserve os alimentos de forma adequada. Combata os mosquitos e evite as suas picadas! É importante também secar bem as mãos e os pés após o contato com a água e trocar a roupa da criança após frequentar piscina e mar. Por fim, evite a mudança brusca de temperatura entre os ambientes”, finaliza Dra. Aline. 

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes