AchèAchè
    search
    Título

    Imunidade infantil: Quais doenças são mais comuns no verão?

    Uncategorized

    Por

    O corpo humano recebe diariamente incontáveis ataques de agentes causadores de doenças, como bactérias, vírus e outros micróbios. O sistema imunológico é a barreira de defesa que combate esses micro-organismos e mantém o organismo saudável. No entanto, como a imunidade infantil ainda está em desenvolvimento, as crianças acabam ficando mais vulneráveis a esses invasores, especialmente durante o verão. Descubra quais são as doenças mais comuns entre os pequenos nessa época do ano!

    Diarreia nas crianças é comum durante o verão 


    “As doenças mais comuns no verão são alergias a protetores solares, reações a picadas de insetos e diarreias”, cita a imunologista Anete Grumach. Durante a estação mais quente do ano, é frequente também
    o uso de ar-condicionado, o que pode aumentar a disseminação de agentes que provocam doenças. 

    Trocar os lugares abertos pelos ambientes fechados e refrigerados pode facilitar o surgimento de doenças respiratórias e infecções, já que a umidade baixa provoca um ressecamento das vias aéreas e, se o aparelho não for devidamente limpo, pode haver acúmulo e liberação de poeira, ácaros, fungos e bactérias no ar.

    De acordo com a especialista, brincar ao ar livre não representa riscos para a saúde dos pequenos. “É sempre saudável, desde que a área externa seja ventilada e segura. Acidentes podem ocorrer, mas nada como fazer atividades físicas e respirar ar puro. Somente há necessidade de ter cuidado com a exposição excessiva ao sol em horários inapropriados”, explica a médica.

    Alimentação saudável é fundamental para combater a baixa imunidade infantil


    Para evitar que seu filho seja afetado por uma dessas doenças, é importante manter sua imunidade alta, por meio de uma
    dieta diversificada e equilibrada. Dra. Anete esclarece que muitas vitaminas e minerais estão associados ao funcionamento das células de defesa: “Posso citar o zinco, o selênio, o cálcio, a vitamina D e as vitaminas do complexo B. É preciso lembrar que a alimentação saudável contém as nossas necessidades dessas vitaminas e minerais, mas o excesso pode causar complicações ao organismo”.

    Outras medidas fundamentais para assegurar uma boa imunidade infantil são manter a vacinação em dia, ter um acompanhamento com um pediatra e garantir que as crianças façam atividades físicas e que tenham os cuidados necessários com a higiene, como lavar sempre as mãos após brincar do lado de fora da casa.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes