AchèAchè
search
Título

Quanto tempo a pele leva para se recuperar de queimaduras solares?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

As queimaduras solares são lesões que surgem depois de uma agressão causada pelo calor e pela radiação solar em contato com a pele sem proteção. Na maioria dos casos, trata-se de uma queimadura de primeiro grau (o mais leve entre os três níveis), mas que causa muitos incômodos, como dor, ressecamento, hipersensibilidade e vermelhidão na área. 

Recuperação depende da profundidade das queimaduras solares


Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”. O eritema afeta apenas a camada mais superficial da pele, enquanto a queimadura de segundo grau atinge as camadas mais profundas e a de terceiro grau pode chegar aos ossos. 

O tratamento dos diferentes graus de queimaduras também varia. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as queimaduras de primeiro grau requerem cuidados simples, como manter a pele hidratada, aplicar filtro solar e, se necessário, usar medicamento analgésico. Já no caso das queimaduras de segundo grau, em que há o surgimento de bolhas e a dor é mais intensa, é necessário um acompanhamento médico para drenar as vesículas, fazer a limpeza e colocar curativos. 

Como evitar as queimaduras do sol


É fundamental para a saúde, não só da pele mas de todo o corpo, que o órgão esteja sempre bem protegido, o que ajuda a evitar as queimaduras e outras complicações. “
Outros problemas também são causados devido à exposição excessiva ao sol, como insolação, desidratação, envelhecimento precoce e câncer de pele”, cita a médica.

Diante disso, é indispensável o uso diário de um protetor solar com um FPS (fator de proteção solar) adequado, usar bonés, chapéus e guarda-sol, manter uma boa hidratação da pele e usar  cremes ou medicamentos calmantes e anti-inflamatórios para aliviar as queimaduras, quando indicados por um especialista. 


Dados da
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): http://www2.sbd.org.br/orientacao/queimaduras/

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cirurgia para varizes: em que casos esta forma de tratamento é indicada?

O quadro de varizes exige do paciente iniciar o quanto antes com o tratamento adequado, o qual pode consistir em diferentes medidas, dependendo do caso. No geral, é necessário usar medicamento específico para melhorar a circulação e adotar hábitos diários que amenizem os sintomas. Em alguns casos, é necessário, além disso, realizar o tratamento cirúrgico.  […]

Artigos
A amamentação é importante para o desenvolvimento da imunidade? Por quê?

A amamentação é apontada pelos especialistas como fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pelo menos nos seus primeiros seis meses de vida. De acordo com o Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (DCAM), o leite materno é a melhor alimentação possível, pois proporciona uma melhor saúde física e mental para […]

Artigos
Queda de cabelo por estresse: esses dois problemas podem estar relacionados?

A queda de cabelo por estresse não é uma associação incomum. Afinal, alguns transtornos psicológicos, como o estresse, a ansiedade e a depressão, podem gerar sintomas físicos, como a perda dos fios, o que gera ainda um impacto na autoestima de quem sofre com algum problema emocional. A dermatologista Kaliandra Cainelli conversou com a nossa […]

Converse com um dos nossos atendentes