AchèAchè
    search
    Título

    Quanto tempo a pele leva para se recuperar de queimaduras solares?

    Uncategorized

    Por

    As queimaduras solares são lesões que surgem depois de uma agressão causada pelo calor e pela radiação solar em contato com a pele sem proteção. Na maioria dos casos, trata-se de uma queimadura de primeiro grau (o mais leve entre os três níveis), mas que causa muitos incômodos, como dor, ressecamento, hipersensibilidade e vermelhidão na área. 

    Recuperação depende da profundidade das queimaduras solares


    Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”. O eritema afeta apenas a camada mais superficial da pele, enquanto a queimadura de segundo grau atinge as camadas mais profundas e a de terceiro grau pode chegar aos ossos. 

    O tratamento dos diferentes graus de queimaduras também varia. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as queimaduras de primeiro grau requerem cuidados simples, como manter a pele hidratada, aplicar filtro solar e, se necessário, usar medicamento analgésico. Já no caso das queimaduras de segundo grau, em que há o surgimento de bolhas e a dor é mais intensa, é necessário um acompanhamento médico para drenar as vesículas, fazer a limpeza e colocar curativos. 

    Como evitar as queimaduras do sol


    É fundamental para a saúde, não só da pele mas de todo o corpo, que o órgão esteja sempre bem protegido, o que ajuda a evitar as queimaduras e outras complicações. “
    Outros problemas também são causados devido à exposição excessiva ao sol, como insolação, desidratação, envelhecimento precoce e câncer de pele”, cita a médica.

    Diante disso, é indispensável o uso diário de um protetor solar com um FPS (fator de proteção solar) adequado, usar bonés, chapéus e guarda-sol, manter uma boa hidratação da pele e usar  cremes ou medicamentos calmantes e anti-inflamatórios para aliviar as queimaduras, quando indicados por um especialista. 


    Dados da
    Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): http://www2.sbd.org.br/orientacao/queimaduras/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes