Como é o processo de recuperação da pele após ela sofrer queimaduras de sol?


  • +A
  • -A

Depois que a pele é agredida por queimaduras de sol, há uma resposta natural do organismo visando a recuperação. Porém, como esse processo é bastante incômodo, é indicado lançar mão de medidas que aceleram a renovação da área lesionada. Produtos hidratantes são boas pedidas nesse contexto.  

Recuperação da pele pós-queimadura


“A pele queimada de sol está sofrendo um processo inflamatório agudo, por isso há dor, vermelhidão, calor e até bolhas. Além disso, ela está fazendo o possível para
cicatrizar a área lesionada, mobilizando fibroblastos e formando novos vasos sanguíneos”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 

Segundo a especialista, para que haja uma boa recuperação, é importante apostar em cuidados na área afetada o máximo possível. “Colocar água fria no local e usar cremes calmantes e anti-inflamatórios ajuda bastante. Também é aconselhado beber bastante água para acelerar ainda mais a recuperação da pele”, afirma a médica.

Cuidados com a pele para evitar queimaduras de sol


Para não precisar passar por todo esse processo desgastante, o ideal é prevenir queimaduras, cuidando bem da pele antes, durante e após a exposição solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é
recomendado usar filtro solar, chapéu e roupas de algodão ao ar livre em dias quentes, pois estes bloqueiam a maior parte da radiação UV. 

Em relação ao filtro solar, é importante garantir um produto com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 30, pois valores menores podem não ser eficazes. Uma forma ainda mais simples de evitar queimaduras é não se expor ao sol nos horários em que os raios ultravioleta são mais agressivos. Sendo assim, deve-se buscar ir à praia, piscinas e parques antes das 10h e após as 16h. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o processo de recuperação da pele após ela sofrer queimaduras de sol?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.