AchèAchè
    search
    Título

    Além das queimaduras, quais são os efeitos nocivos da radiação do sol na pele?

    Uncategorized

    Por

    O verão é a melhor época do ano para aproveitar os ensolarados fins de semana à beira da piscina ou na praia. No entanto, é preciso tomar um certo cuidado, já que os excessos podem prejudicar a saúde da pele, causando queimaduras, por exemplo. Conheça outras consequências do contato da radiação do sol com a pele.

    Radiação do sol facilita aparecimento de rugas


    “Quando nos expomos ao sol durante muito tempo, podemos ficar desidratados. Nos dias de calor intenso, o organismo perde uma grande quantidade de água através do suor para prevenir um aumento muito exagerado da temperatura do corpo”, afirma a dermatologista Gabriele Vilela. Isso se reflete na pele, que tende a ficar
    mais ressecada.
    Outra consequência comum causada pelo contato exagerado com a luz do sol é o envelhecimento da pele. “A radiação ultravioleta provoca o aparecimento precoce de rugas. Isso acontece porque a radiação UV atrapalha a produção de colágeno e da elastina, que são responsáveis por dar elasticidade à pele”, informa a médica. 

    Contato com radiação solar pode levar ao câncer de pele


    Mas, entre os problemas causados pela radiação do sol, o pior é o risco elevado de câncer de pele, resultado da exposição exagerada ao longo da vida. “Alguns dos sinais do câncer de pele são as
    manchas e feridas e alterações naquelas já presentes na pele, como sangramentos e mudanças no tamanho”, explica Dra. Gabriele. 
    A melhor forma de diminuir os efeitos nocivos da radiação é preferir tomar sol antes das 10 horas e depois das 16h. Ainda assim, é fundamental usar protetor solar ao longo do dia e reaplicá-lo a cada 2 horas ou depois de entrar em contato com a água. Outra atitude importante é usar chapéus, óculos e roupas que protejam a pele. 

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes