Além das queimaduras, quais são os efeitos nocivos da radiação do sol na pele?

  • +A
  • -A

O verão é a melhor época do ano para aproveitar os ensolarados fins de semana à beira da piscina ou na praia. No entanto, é preciso tomar um certo cuidado, já que os excessos podem prejudicar a saúde da pele, causando queimaduras, por exemplo. Conheça outras consequências do contato da radiação do sol com a pele.

Radiação do sol facilita aparecimento de rugas


“Quando nos expomos ao sol durante muito tempo, podemos ficar desidratados. Nos dias de calor intenso, o organismo perde uma grande quantidade de água através do suor para prevenir um aumento muito exagerado da temperatura do corpo”, afirma a dermatologista Gabriele Vilela. Isso se reflete na pele, que tende a ficar
mais ressecada.

Outra consequência comum causada pelo contato exagerado com a luz do sol é o envelhecimento da pele. “A radiação ultravioleta provoca o aparecimento precoce de rugas. Isso acontece porque a radiação UV atrapalha a produção de colágeno e da elastina, que são responsáveis por dar elasticidade à pele”, informa a médica. 

Contato com radiação solar pode levar ao câncer de pele


Mas, entre os problemas causados pela radiação do sol, o pior é o risco elevado de câncer de pele, resultado da exposição exagerada ao longo da vida. “Alguns dos sinais do câncer de pele são as
manchas e feridas e alterações naquelas já presentes na pele, como sangramentos e mudanças no tamanho”, explica Dra. Gabriele. 

A melhor forma de diminuir os efeitos nocivos da radiação é preferir tomar sol antes das 10 horas e depois das 16h. Ainda assim, é fundamental usar protetor solar ao longo do dia e reaplicá-lo a cada 2 horas ou depois de entrar em contato com a água. Outra atitude importante é usar chapéus, óculos e roupas que protejam a pele. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriele Vilela

Dra. Gabriele Vilela

Dermatologia

CRM: 52-896276 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além das queimaduras, quais são os efeitos nocivos da radiação do sol na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.