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    Quais alimentos você deve evitar, agora que está mantendo o tratamento para a hipertensão?

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    A hipertensão é uma das doenças que mais atinge a população brasileira: o número de diagnósticos já superou a casa dos 30 milhões, segundo o Ministério da Saúde. Se você é uma das pessoas com pressão alta, além de usar os medicamentos prescritos pelo seu médico, não se esqueça de que é preciso também cuidar da alimentação, afinal, ela impacta diretamente no controle da doença.

    Consumo exagerado de sal piora hipertensão


    Existem algumas substâncias e alimentos que você deve evitar durante o tratamento da hipertensão, mas a atenção deve ser redobrada quanto ao consumo de sal. “Já está comprovado que o excesso de sal, tanto por meio de alimentos processados, enlatados e temperos, ou pelo sal que é adicionado à comida já no prato do paciente, estão associados a um pior controle da pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

    O exagero de sal na alimentação favorece diversas complicações cardiovasculares e renais, como infarto e insuficiência renal. Você pode ser mais ou menos sensível ao sal que outras pessoas, o que faz com que a quantidade ideal varie para cada paciente hipertenso, mas, de maneira geral, “é recomendado o consumo diário de 2 gramas de sódio ou 5 gramas de sal de cozinha para a redução da pressão arterial”, segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues.

    Pacientes com pressão alta não devem consumir bebidas alcoólicas


    É fundamental que você
    reduza ainda a quantidade de frituras, molhos prontos, caldos de carne, produtos defumados, bebidas isotônicas e refrigerantes consumidos no dia a dia, de acordo com o especialista. O mesmo vale para o álcool. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também está relacionado ao aumento da pressão arterial, sendo considerado como um fator de risco”, afirma Dr. Rodrigues.
    Mas para que a hipertensão seja controlada com eficácia, você precisa modificar sua alimentação profundamente, focando em produtos saudáveis e que ajudem a criar refeições balanceadas, com mais frutas, verduras e legumes. O nutricionista indica gorduras insaturadas, alho, café, fibras, chá verde, oleaginosas, chocolate amargo e laticínios com baixo teor de gordura como aliados na redução da pressão arterial.

     

    Foto: Shutterstock

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