search
    Título

    Entenda como o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode agravar a hipertensão arterial

    Uncategorized

    Por

    O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas para a piora do quadro de saúde de pessoas hipertensas. Além da ressaca e do mal-estar, a bebedeira pode ser ainda pior para quem tem pressão alta, gerando consequências graves para a saúde do corpo.

    “O uso de bebidas alcoólicas por si só, já tem um efeito no aumento da pressão arterial. O uso crônico traz alterações nocivas para o coração e para os vasos sanguíneos”, conta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal.

    Entre as consequências citadas por ele estão o aumento e espessamento da musculatura cardíaca, alterações nas paredes dos vasos e maiores chances de acidentes vasculares encefálicos, que comprometem o funcionamento do sistema circulatório e põem em risco a vida de pessoas com hipertensão.

    O ideal é abandonar o costume de beber

    A recomendação é que hipertensos não consumam bebidas alcoólicas, mas tudo depende do estado de controle da doença e da quantidade ingerida. Quem está com os níveis de pressão controlados, pode beber, desde que seja com moderação e respeitando os conselhos médicos.

    Por outro lado, pacientes com níveis preocupantes de pressão e que frequentemente se sentem mal com picos de pressão alta devem ser proibidos de consumir álcool. “Pelas recomendações das sociedades de cardiologia, não se deve estimular o ato de consumir bebida alcoólica. Naqueles que já o fazem, deve-se reduzir para uma medida razoável, como uma taça de vinho por dia, por exemplo”, afirma Segal.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes