AchèAchè
    search
    Título

    Por que o cabelo cai no inverno com mais frequência? Entenda a relação entre calvície e inverno!

    Uncategorized

    Por

    Seu cabelo cai no inverno com mais frequência? Se a resposta for sim, saiba que você não é o único a ter esse tipo de problema. A estação mais fria do ano deixa muita gente com o cabelo caindo muito e isso tem impacto na qualidade de vida e na autoestima de quem sofre com a queda de cabelo. Para entender melhor a relação entre a calvície e o inverno, convidamos a dermatologista Marisa Fujimura, que tirou as principais dúvidas sobre o assunto e ainda explicou o que é bom para queda de cabelo. Confira! 

    Por que o cabelo cai no inverno? Dermatologista explica!

     

    De acordo com Dra. Marisa, durante as estações mais frias, o cabelo acaba ficando mais fragilizado: “Os fios de cabelo são agredidos com uso frequente de água quente e secador, ficam desidratados e quebradiços e caem com mais facilidade nesta época do ano. Além disso, a água quente e a falta de sol facilitam o aparecimento da dermatite seborreica, que é um fator importante para queda capilar”.

    A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, além de causar inflamação, irritabilidade, vermelhidão e descamação do couro cabeludo, também pode causar queda de cabelo. Já para quem sofre com algum tipo de calvície, como a alopecia androgenética, o inverno também pode influenciar negativamente o quadro. 

    “A calvície é uma condição genética hereditária e a queda capilar ocorre independentemente da estação do ano. Porém, no inverno, pode ocorrer uma queda maior por causa do aumento da oleosidade e/ou da presença de seborreia no couro cabeludo, decorrente do uso de água quente para lavar os cabelos”, diz a dermatologista. 

    O que é bom para queda de cabelo?

     

    Deparar-se com o cabelo caindo excessivamente pode ser um susto até mesmo para quem já convive com a calvície. Por isso, com as temperaturas mais baixas, o ideal é redobrar os cuidados. Se o seu cabelo cai no inverno, Dra. Marisa explica o que é bom para queda de cabelo: “É muito importante adequar a temperatura da água nos cuidados com seus fios, usar shampoos mais suaves e hidratar os fios capilares. Se houver seborreia, é necessário fazer uso de shampoos e loções específicas”. Se a queda surgir de forma inesperada, a dermatologista recomenda uma alimentação saudável e procurar um especialista, que poderá indicar o melhor tratamento para o caso. 

    Entretanto, se você já convive com a calvície e já faz tratamento, o ideal é manter os mesmos cuidados para evitar a evolução da doença que, segundo Dra. Marisa, é progressiva. “O ideal é fazer a prevenção e tratamento da queda capilar, pois a calvície só tende a piorar com o passar dos anos. Atualmente, existem medicações tópicas e orais e outros tratamentos como MMP ou PRP para prevenir a evolução da calvície genética”, finaliza a médica.  

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes