AchèAchè
search
Título

Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

Cabelo

Por Dra. Elizabeth Senra

19 de outubro de 2023

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, afeta muito mais gente do que se imagina e, não raro, é associada à queda de cabelo excessiva. Mas, afinal, a dermatite seborreica causa queda de cabelo? Convidamos a dermatologista Elizabeth Senra para tirar essa e outras dúvidas sobre o problema. Confira!

O que é dermatite seborreica? Quais os sintomas?

“A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge áreas produtoras de sebo, como o couro cabeludo, produzindo a caspa”, explica Dra. Elizabeth. Além do couro cabeludo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) menciona ainda a dermatite seborreica no rosto, nas sobrancelhas, nos cantos do nariz e nas orelhas.

De acordo com a dermatologista, os sintomas da dermatite seborreica no couro cabeludo e na pele costumam ser bem perceptíveis: “Os mais comuns são a oleosidade excessiva da pele ou cabelos, descamação de cor branca, leve vermelhidão na área e coceira no couro cabeludo, que pode resultar em infecção secundária do mesmo pelo ato de cutucar essas escamas”.

Segundo a especialista, a dermatite seborreica também causa queda de cabelo: “Como é um processo inflamatório do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode cursar com queda de cabelo, mais ou menos intensa diante da gravidade do quadro. Um dos fatores agravantes da queda capilar é o fato da doença estar associada ao quadro de ansiedade”.

Dermatite seborreica: tratamento pode ser feito com shampoos específicos

Dra. Elizabeth também explica como tratar dermatite seborreica. Segundo a dermatologista, por ser uma doença crônica, os períodos de recidiva oscilam, mas o tratamento pode ajudar a diminuir a frequência das crises. “Evitar o uso de boné, pomadas e géis para cabelo, bem como usar shampoos que visam a diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo e que contenham ativos como ácido salicílico, selênio, antifúngicos e até mesmo corticosteroides” são medidas recomendadas pela médica.

“Algumas clínicas oferecem o tratamento do couro cabeludo, realizado por terapeutas capilares, que visa a limpeza com shampoo para dermatite seborreica, que promove o desincruste e que reequilibra a microbiota do local, e o tratamento com luzes para desinflamar a pele. Quanto mais em equilíbrio o organismo estiver, menores serão as recidivas da dermatite”, finaliza a dermatologista.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

Newsletter
Tags
dermatite seborreica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Você sabia que o tratamento pode impedir novas manifestações do herpes?

A caspa é o nome popular dado à descamação que afeta o couro cabeludo e é chamada de dermatite seborreica pelos médicos. Ela surge devido à alta produção de sebo nessa região e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode estar acompanhada de coceira e vermelhidão. O tratamento da caspa, às vezes, pode deixar […]

Artigos
Que cuidados são importantes para manter o cabelo livre da caspa?

A caspa é um problema capilar muito comum que se caracteriza pela descamação do couro cabeludo. Também chamada de dermatite seborreica, pode causar desconforto e constrangimento se não for tratada. Por isso, é importante cuidar bem dos fios e do couro cabeludo para evitar o surgimento do problema. A dermatologista Juliana Fonte deu várias dicas […]

Artigos
Existem hábitos que podem contribuir para uma piora da caspa?

A caspa é resultado da dermatite seborreica, doença de pele crônica que acomete os indivíduos por causas variadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a inflamação pode ter origem genética ou desencadeada por agentes externos, como alergias, estresse emocional, fadiga, baixa temperatura e excesso de oleosidade.  Principais hábitos que pioram a caspa Além […]

Converse com um dos nossos atendentes