search
Título

Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

Por

21 de março de 2017

A dermatite é uma reação alérgica da pele que provoca sintomas como vermelhidão, descamação e bolhas cheias de líquido transparente. Além destes, há ainda a coceira, comum em vários tipos de dermatite e extremamente incômoda, principalmente por ser difícil de ser controlada. A sensação é agoniante, o que causa um forte desejo por alívio imediato.

Coceira pode ser controlada com tratamento específico


Todos estes sintomas podem ser controlados e o tratamento é normalmente feito com cremes e remédios prescritos por um especialista. No entanto, como cada tipo de dermatite está associado a causas distintas, os procedimentos costumam variar. “Na maioria das vezes conseguimos controlar os sintomas da coceira nas dermatites através do diagnóstico da causa e estabelecimento de tratamento específico”, explica a dermatologista Daniela Costa.

Identificar a coceira apenas não determina se de fato trata-se de uma dermatite, muito menos o seu tipo. Afinal, o sintoma é comum a um número vasto de enfermidades. “A coceira é um dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. As mais comuns são xerose cutânea (ressecamento da pele), dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, urticária, dermatite seborreica, micoses, e inúmeras outras”.

Coçar as lesões na pele pode resultar em infecção


Mais do que um mero incômodo localizado, a coceira atrapalha o dia a dia de um indivíduo e por isso mesmo precisa ser controlada através do tratamento da doença que a tenha como sintoma. “Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção. Hidratantes corporais dermatológicos e uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos) também fazem parte do tratamento de alívio dos sintomas”.

 

Foto: Shutterstock  

Newsletter
Tags
coceira
dermatite
dermatite atópica
dermatite seborreica
vermelhidão
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes