Qual é a relação entre queda de cabelo e dermatite seborreica?

  • +A
  • -A

A dermatite seborreica é uma descamação que ocorre no couro cabeludo e pode causar transtornos muito conhecidos, como a caspa. Essa é uma doença dermatológica séria e tem relação direta com outros tipos de problemas capilares, como a queda de cabelo. A dermatologista Juliana Fonte ajudou a entender melhor essa relação e o que fazer para tratar o problema. Confira!

Dermatite seborreica: couro cabeludo inflamado causa perda dos fios

Para saber como a dermatite seborreica gera a queda de cabelo, é importante entender como ela funciona. “É uma doença cutânea inflamatória, crônica, não contagiosa que acomete principalmente a face, sobrancelhas, canto do nariz, couro cabeludo e orelhas. Manifesta-se como área de vermelhidão e descamação”, explica Dra. Juliana. 

“A sua causa não é totalmente conhecida, pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade”, afirma a dermatologista, que aponta ainda que a presença do fungo Pityrosporum ovale pode ser um dos motivadores da doença. 

Como a dermatite seborreica gera um processo inflamatório no couro cabeludo, isso causa a queda de cabelo. Os recém-nascidos também podem apresentar sintomas da doença, que nessa situação é chamada de crosta láctea. Porém, nos pequenos, a dermatite seborreica não possui gravidade e é uma condição temporária e inofensiva, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Tratamento é feito com shampoo para dermatite seborreica

A dermatite seborreica não tem cura. Também é difícil evitá-la ou preveni-la. Porém, é possível tratá-la de forma eficiente com alguns hábitos de higiene simples, como recomenda Dra. Juliana: “Evitar lavar os cabelos com água muito quente, evitar que os cabelos fiquem muito oleosos, usar xampus com ativos seborreguladores, usar condicionadores somente nas pontas”.

A SBD também recomenda evitar o uso constante de bonés e chapéus e a interrupção do uso de géis, pomadas modeladoras e sprays para cabelo. “Casos graves podem necessitar de probióticos, corticoides, retinoides. Nesses casos, é importante acompanhamento médico”, diz a especialista. O dermatologista pode indicar shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, enxofre e antifúngicos, além de remédio para dermatite seborreica. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Qual é a relação entre queda de cabelo e dermatite seborreica?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.