AchèAchè
    search
    Título

    Que fatores podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

    Uncategorized

    Por

    O cabelo é uma parte viva do corpo humano e, portanto, precisa de uma série de condições para crescer forte e saudável. Alguns fatores, tanto internos quanto externos, podem prejudicar o crescimento do cabelo. Quer saber quais são? A dermatologista Gabriella Albuquerque cita os principais fatores e dá dicas de como melhorar a saúde capilar. 

    Mas, antes de saber quais fatores prejudicam o crescimento do cabelo, é importante saber identificar quando os fios estão com problemas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cabelo saudável é maleável, hidratado e tem brilho. Os cabelos danificados, por outro lado, apresentam perda de umidade, brilho e resistência. 

    Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo

    Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”. O excesso de química, como tinturas e produtos de alisamento, também prejudicam a saúde e o crescimento dos fios. 

    Quem tem o cabelo oleoso deve prestar atenção também a este fator: o excesso de oleosidade, que piora com o uso do secador, pode obstruir os poros e impedir o crescimento adequado do fio. O ideal é manter os cabelos sempre limpos com o uso de shampoos que ajudam a controlar a oleosidade e evitar o secador. 

    Como já citado pela especialista, a alimentação é outro fator importante para a saúde e o crescimento do cabelo. Afinal, é graças aos nutrientes adquiridos pela alimentação que os fios se desenvolvem. Fazer refeições desbalanceadas e repletas de alimentos gordurosos, ultraprocessados e sem valor nutritivo é ruim. Mudar a alimentação e, às vezes, até suplementar alguns nutrientes são medidas que podem ajudar, segundo Dra. Gabriella: “O suporte nutricional de vitaminas A, B, C, E, ferro, magnésio e zinco, associado a uma dieta rica em proteínas pode auxiliar neste processo de crescimento capilar”. 

    Calvície pode prejudicar o crescimento dos fios

    “Além disso, a consulta com um dermatologista pode auxiliar a encontrar o motivo da sua queda e avaliar a necessidade do uso de medicações tópicas que favorecem o crescimento dos fios”, afirma a especialista. Um dos principais motivos para o uso desse tipo de medicamento é a forma genética da calvície, a alopecia androgenética

    Este tipo de calvície é caracterizado pela miniaturização do folículo piloso, onde os fios nascem. Consequentemente, o ciclo capilar é encurtado e o cabelo não cresce como deveria. O que a medicação faz é melhorar a chegada de sangue e de nutrientes nos folículos para interromper a queda de cabelo e, em seguida, estimular o crescimento. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/ 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes