search
Título

Como o óleo de borragem atua no fortalecimento dos cabelos?

Cabelo
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

O óleo de borragem é indicado para tratar diversos problemas, o que inclui a queda de cabelo. Esta substância natural fortalece os fios e o couro cabeludo, principalmente pelo seu caráter anti-inflamatório. O óleo de borragem também se destaca pela sua importância no combate a doenças de pele e para o bem estar da pele no geral.   
“Extraído da semente da planta Borago officinalis, o óleo de borragem é rico, principalmente, em ácido gama-linolênico (GLA). Os ácidos graxos presentes no óleo de borragem têm ação hidratante anti inflamatória, o que ajuda a prevenir o ressecamento, a queda de cabelos e a caspa”, informa a dermatologista Juliana Fonte.

Principais benefícios do óleo de borragem


Além da ação anti inflamatória, o
óleo de borragem se caracteriza como um bom antioxidante, o que é fundamental para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele. Quanto às doenças de pele que essa importante substância ajuda a prevenir, pode-se citar a dermatite seborreica, eczema e acne. 
A pele e os cabelos não são os únicos beneficiados pelo uso do óleo de borragem. Este também é muito usado para controlar os sintomas associados à tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa. Cólicas e desconforto abdominal são exemplos marcantes. O óleo ajuda, ainda, na perda de peso, reforço da imunidade e prevenção de doenças cardiovasculares.

Modo de usar


O óleo de borragem pode ser obtido por meio de suplementos e deve ser usado de acordo com a orientação de um médico especialista. Consumir este produto sem seguir a prescrição médica pode resultar em efeitos adversos. A opção em cápsulas é bastante recomendada, com indicação para ingerir duas por dia, normalmente (uma após cada uma das principais refeições).  

Dra. Juliana Fonte

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas para a queda de cabelo?

A queda de cabelo ocorre por diversos motivos e pode ser dividida em dois tipos: a alopécia androgenética, que nada mais é do que a calvície, e o eflúvio telógeno, que é a queda ocasional dos cabelos relacionada a outras causas. Vale ressaltar que, apesar de ser mais comum em homens, a calvície também pode […]

Artigos
O que é hipertricose? Saiba mais sobre síndrome do lobisomem!

A hipertricose, também conhecida popularmente como “síndrome do lobisomem”, é uma doença raríssima na qual os pelos crescem em excesso pelo corpo, preenchendo quase toda a sua extensão. A exceção são as regiões das mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ser causada por diversos fatores, mas o principal está na predisposição genética. […]

Artigos
Cabelos fragilizados podem ser resultado de uma alimentação pobre em nutrientes?

A alimentação e a saúde dos cabelos estão diretamente relacionadas. É o que afirma a nutróloga e clínica médica Sarina Occhipinti. Dependendo da alimentação, os fios podem sofrer várias mudanças de cor, estrutura, consistência e aspecto. Por isso, algumas pessoas, apesar de investirem em diversos tipos de cosméticos, permanecem com os cabelos fragilizados. Falta de […]

Converse com um dos nossos atendentes