Estar com os cabelos bonitos é uma preocupação de muitas pessoas. Mas, e quanto a estar com o cabelo saudável? A saúde capilar também é muito importante, principalmente para a autoestima, e pode até mesmo ser um indicador de problemas de saúde. Por isso, a dermatologista Bruna Fanton Gallo deu as principais dicas para deixar os fios fortes e saudáveis e explicou como estabelecer uma rotina de cuidados para manter a saúde capilar em dia.
Como saber se o cabelo está saudável?
Antes de mais nada, é preciso reconhecer o que é, de fato, ter um cabelo saudável. “Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra. Bruna.
Se os fios estão caindo demais ou estão muito quebradiços, é bom procurar um especialista: os sintomas podem indicar algum tipo de calvície, como a alopecia areata ou alopecia androgenética, ou até mesmo uma deficiência nutricional. É importante não tentar métodos caseiros para solucionar o problema, pois isso pode prejudicar ainda mais a saúde do cabelo.
Como ter um cabelo saudável? Dermatologista dá dicas!
“Antes de tudo, é importante ter uma alimentação equilibrada”, recomenda Dra. Bruna. A dica é apostar em alimentos com vitamina E e colágeno, como a gelatina e carnes em geral (lembrando que o dermatologista também pode receitar a ingestão de colágeno em cápsulas, por exemplo). “É importante ainda utilizar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e sempre lançar mão de um protetor térmico se for utilizar secador”, aconselha a médica.
É fundamental também evitar danos químicos, como diz a profissional: “Químicas, como tinturas e alisamentos, podem prejudicar a saúde capilar, bem como não cuidar da saúde do couro cabeludo. Por exemplo: alguns pacientes têm dermatite seborreica e precisam de shampoos especiais para essa condição, de preferência que causem um mínimo ressecamento aos fios”. Consulte sempre seu dermatologista na escolha dos cosméticos e seus componentes para não errar, ok?