AchèAchè
    search
    Título

    Por que a depressão pode causar sintomas físicos?

    Uncategorized

    Por

    A depressão atinge mais de 11 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, sendo a segunda maior causa de incapacidade no país, afetando pessoas de todas as idades. A doença crônica é mais conhecida pela tristeza profunda, mas se manifesta também por outros sintomas psíquicos e por sintomas físicos, ainda que lembrados com menos frequência.

    Dor e cansaço são alguns dos sintomas físicos da depressão


    “Alguns sintomas físicos fazem parte dos sintomas depressivos, estando inclusive na lista de critérios para se diagnosticar o transtorno. São eles:
    alteração do apetite (podendo ser redução ou aumento), alteração do sono (também podendo ser redução ou aumento) e fadiga ou falta de energia”, cita a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. Vale lembrar também da agitação psicomotora, considerada tanto como um sintoma físico quanto psíquico.
    Além disso, o paciente depressivo pode apresentar também dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores gastrointestinais. Apesar dos avanços científicos que permitiram entender melhor a doença, as causas dos sintomas ainda são investigadas. Alguns estudos dizem que há relação com a queda na produção de neurotransmissores ligados à regulação da dor e da sensação de bem-estar.

    Conheça outros sintomas da depressão


    Além dos sintomas já citados, a lista de critérios para o diagnóstico da depressão apresenta ainda cinco itens psíquicos:

    – Humor deprimido;
    – falta de interesse nas atividades do dia a dia;
    – sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
    pensamentos relacionados à morte e suicídio;
    – dificuldade para se concentrar e pensar.
    Segundo Érika, é possível controlar os sintomas da depressão. “Eles tendem a melhorar com o tratamento com medicamentos antidepressivos. Entretanto, às vezes, são necessárias medicações específicas para regular o sono, por exemplo. Hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, atividade física e evitar o consumo de álcool e drogas, também melhoram os sintomas”, recomenda a médica.

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/materias-especiais/52516-mais-de-onze-milhoes-de-brasileiros-tem-depressao
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes