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    Osteoartrite: Saiba como prevenir essa doença após os 40 anos de idade

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    Você já ouviu falar na osteoartrite? De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença, popularmente conhecida como artrose, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas importantes, como os osteófitos, também chamados de  “bicos de papagaio”. Os sintomas da osteoartrite podem variar desde dores fortes nas articulações a inchaço nos dedos, provocando até mesmo mudanças na forma como o paciente se locomove, já que muitos acabam mancando. 

    Se você não quer enfrentar nenhum desses incômodos, existem maneiras que ajudam a prevenir a osteoartrite. Pensando nisso, o Cuidados Pela Vida entrevistou a reumatologista Licia Maria Mota, que indicou as melhores formas de prevenção da osteoartrite, especialmente para quem já passou dos 40 anos, fase da vida em que a doença se torna mais frequente. Veja só!

    Osteoartrite: o que é? Como prevenir a doença? 


    A osteoartrite é uma condição multifatorial que causa o desgaste das articulações. “Isso significa que ela é formada por fatores de predisposição genética e ambientais”, ressaltou a médica. O que as pessoas podem fazer para prevenir a artrose, é retardar a ocorrência dos sintomas da doença por meio de uma maior atenção aos fatores que podem ser evitados e/ou corrigidos. 

    A médica explica: “O primeiro passo é manter o peso corporal sob controle e o percentual de gordura dentro do normal. Isso faz muita diferença na ocorrência da osteoartrite e também na intensidade dos sintomas. Sem falar que o tecido gorduroso produz substâncias inflamatórias” – o que é um risco para a piora da doença e, consequentemente, para o surgimento de complicações. 

    Além disso, a Dra. Licia também recomenda a prática regular de exercícios físicos para manter um bom nível de massa muscular. “Atividades físicas aeróbicas para a manutenção do peso corporal e do condicionamento cardiovascular e exercícios focados no fortalecimento muscular para a prevenção da osteoartrite, como pilates, ioga e a própria musculação – se feita de forma correta e sem muita sobrecarga”, afirma a especialista.

    A prevenção da artrose muda a partir dos 40 anos de idade?

    Existem dois tipos de osteoartrite: a primária, quando sua causa é desconhecida, e a osteoartrite secundária, quando a condição é provocada por uma malformação, trauma ou outra doença. Sobretudo na sua forma primária, a osteoartrite é menos frequente antes dos 40 anos. Seu surgimento começa depois dessa faixa etária e aumenta aos 60 anos, sendo que grande parte da população acima dos 80 tem alguma manifestação clínica ou radiográfica da osteoartrite. 

    No entanto, as medidas indicadas como forma de evitar o aparecimento dos sintomas da doença não mudam. A reumatologista orienta: “Controlar o aumento de peso corporal e manter o fortalecimento muscular é fundamental após os 40 anos, pois é nessa idade que os sintomas começam a aparecer”. 

    Também é importante tomar cuidado com as chamadas posturas viciosas. “Ao ler, ao usar o computador, o celular ou quando passar longos períodos na mesma posição trabalhando, é necessário que o paciente faça alongamento da musculatura”, alerta a reumatologista. A médica ainda recomenda não passar muito tempo sentado e dormir na posição correta – que é de lado e com um travesseiro que mantenha a cabeça e o pescoço bem alinhados.

    Osteoartrite x peso corporal: entenda o papel que o peso exerce no desenvolvimento da doença


    Você já deve ter percebido que o
    peso do corpo é um fator super importante para a osteoartrite, né?! De acordo com a Dra Licia, é fundamental que um paciente com artrose exerça a manutenção do peso de forma bem rigorosa: “Isso porque, quanto mais peso em cima de um eixo, maior é a sobrecarga mecânica da articulação. Também existe o efeito da gordura, que é um tecido inflamatório que produz substâncias que afetam a preservação do peso dentro do normal”, alertou a médica. Por isso, não abra mão de uma alimentação saudável, muito menos da prática de exercícios físicos ao longo da sua vida para manter seu peso na medida ideal!

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