AchèAchè
search
Título

Osteoartrite: Saiba como prevenir essa doença após os 40 anos de idade

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Você já ouviu falar na osteoartrite? De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença, popularmente conhecida como artrose, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas importantes, como os osteófitos, também chamados de  “bicos de papagaio”. Os sintomas da osteoartrite podem variar desde dores fortes nas articulações a inchaço nos dedos, provocando até mesmo mudanças na forma como o paciente se locomove, já que muitos acabam mancando. 

Se você não quer enfrentar nenhum desses incômodos, existem maneiras que ajudam a prevenir a osteoartrite. Pensando nisso, o Cuidados Pela Vida entrevistou a reumatologista Licia Maria Mota, que indicou as melhores formas de prevenção da osteoartrite, especialmente para quem já passou dos 40 anos, fase da vida em que a doença se torna mais frequente. Veja só!

Osteoartrite: o que é? Como prevenir a doença? 


A osteoartrite é uma condição multifatorial que causa o desgaste das articulações. “Isso significa que ela é formada por fatores de predisposição genética e ambientais”, ressaltou a médica. O que as pessoas podem fazer para prevenir a artrose, é retardar a ocorrência dos sintomas da doença por meio de uma maior atenção aos fatores que podem ser evitados e/ou corrigidos. 

A médica explica: “O primeiro passo é manter o peso corporal sob controle e o percentual de gordura dentro do normal. Isso faz muita diferença na ocorrência da osteoartrite e também na intensidade dos sintomas. Sem falar que o tecido gorduroso produz substâncias inflamatórias” – o que é um risco para a piora da doença e, consequentemente, para o surgimento de complicações. 

Além disso, a Dra. Licia também recomenda a prática regular de exercícios físicos para manter um bom nível de massa muscular. “Atividades físicas aeróbicas para a manutenção do peso corporal e do condicionamento cardiovascular e exercícios focados no fortalecimento muscular para a prevenção da osteoartrite, como pilates, ioga e a própria musculação – se feita de forma correta e sem muita sobrecarga”, afirma a especialista.

A prevenção da artrose muda a partir dos 40 anos de idade?

Existem dois tipos de osteoartrite: a primária, quando sua causa é desconhecida, e a osteoartrite secundária, quando a condição é provocada por uma malformação, trauma ou outra doença. Sobretudo na sua forma primária, a osteoartrite é menos frequente antes dos 40 anos. Seu surgimento começa depois dessa faixa etária e aumenta aos 60 anos, sendo que grande parte da população acima dos 80 tem alguma manifestação clínica ou radiográfica da osteoartrite. 

No entanto, as medidas indicadas como forma de evitar o aparecimento dos sintomas da doença não mudam. A reumatologista orienta: “Controlar o aumento de peso corporal e manter o fortalecimento muscular é fundamental após os 40 anos, pois é nessa idade que os sintomas começam a aparecer”. 

Também é importante tomar cuidado com as chamadas posturas viciosas. “Ao ler, ao usar o computador, o celular ou quando passar longos períodos na mesma posição trabalhando, é necessário que o paciente faça alongamento da musculatura”, alerta a reumatologista. A médica ainda recomenda não passar muito tempo sentado e dormir na posição correta – que é de lado e com um travesseiro que mantenha a cabeça e o pescoço bem alinhados.

Osteoartrite x peso corporal: entenda o papel que o peso exerce no desenvolvimento da doença


Você já deve ter percebido que o
peso do corpo é um fator super importante para a osteoartrite, né?! De acordo com a Dra Licia, é fundamental que um paciente com artrose exerça a manutenção do peso de forma bem rigorosa: “Isso porque, quanto mais peso em cima de um eixo, maior é a sobrecarga mecânica da articulação. Também existe o efeito da gordura, que é um tecido inflamatório que produz substâncias que afetam a preservação do peso dentro do normal”, alertou a médica. Por isso, não abra mão de uma alimentação saudável, muito menos da prática de exercícios físicos ao longo da sua vida para manter seu peso na medida ideal!

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A proteção solar precisa ser intensificada após procedimentos na pele?

Hoje, existe uma grande diversidade de procedimentos realizados por dermatologistas e cirurgiões para corrigir imperfeições na pele ou solucionar problemas de saúde. Depois desses procedimentos, é fundamental adotar alguns cuidados para proteger a pele e ajudar na sua recuperação. Investir na proteção solar é um exemplo.  Proteção solar: todos os dias e a qualquer hora […]

Artigos
Quais são os primeiros passos do tratamento de endometriose?

Assim que você tiver o diagnóstico de endometriose, deve iniciar o acompanhamento ginecológico para que possa ser introduzido o melhor tratamento possível. O estabelecimento do tratamento depende de alguns fatores, como a evolução da doença, desejo ou não de engravidar e alterações na qualidade de vida pessoal, profissional e sexual. Detalhes do tratamento da endometriose […]

Artigos
Qual é a diferença entre um hidratante para pele oleosa e um hidratante para pele normal?

A hidratação da pele com uso de produtos específicos é cada vez mais indicada pelos especialistas e cada vez mais cria-se consciência da importância desse tipo de cuidado diário. Porém, é necessário, antes de investir, saber qual o hidratante mais adequado para você, para o seu tipo de pele, já que as características de cada […]

Converse com um dos nossos atendentes