AchèAchè
    search
    Título

    Perder peso é essencial no tratamento da osteoartrite? Por quê?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A perda de peso é essencial no tratamento da osteoartrite pois toda sobrecarga impacta os ossos e articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é uma doença que consiste no desgaste da cartilagem e este desgaste só tende a piorar quando o corpo suporta uma quantidade de peso acima do seu limite saudável.

    “O sobrepeso dificulta a movimentação e agilidade do paciente, bem como sobrecarrega mecanicamente as articulações. Por isso a perda de peso é recomendada no tratamento da osteoartrite”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. “O excesso de peso, portanto, só piora o quadro de osteoartrite”, completa a especialista.

    Diferentes medidas para controlar a osteoartrite


    O alerta para o sobrepeso neste contexto vale tanto para o peso corporal quanto para o peso sustentado de outras formas. Ou seja, carregar muito peso na rotina, com compras etc, e também na academia, contribui da mesma forma para
    piorar o quadro de osteoartrite, já que esse excesso sobrecarrega ossos e articulações já pouco amparados pela cartilagem desgastada.

    Mesmo assim, a prática de exercícios físicos é fundamental no tratamento da osteoartrite. Com as cargas adequadas, esse hábito tende a ajudar bastante. “Exercícios de fortalecimento muscular e ou hidroterapia hidroginástica são importantes para o tratamento, pois não há impacto sobre as articulações. Alguns pacientes se beneficiam também com acupuntura, no sentido de apresentar analgesia”, informa a médica.

    Tratamento medicamentoso para controlar a osteoartrite


    Além de tudo o que foi dito, é crucial o tratamento farmacológico, com uso de medicamentos, pois estes ajudam significativamente a controlar o problema. A principal função dos remédios indicados neste caso é a
    regeneração da cartilagem, que como consequência promove diminuição da dor e da limitação dos movimentos.   

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes