search
Título

Além da medicação, o que o paciente pode fazer no tratamento da osteoartrite?

Uncategorized

Por

O tratamento da osteoartrite depende muito do uso de medicamento específico, mas não se limita a isso. Outras medidas também são fundamentais para ajudar a controlar os sintomas, como ter uma alimentação saudável que possibilite a perda de peso e a prática regular de exercícios físicos.  
“Exercícios para perda de peso, como a hidroginástica, e uma dieta balanceada, também com a função de evitar o sobrepeso e de garantir maior sobrevida à cartilagem, são ações além do uso da medicação que o paciente com osteoartrite podem tomar para complementar o tratamento da doença”, afirma a reumatologista Regina Ferreira.

 

Importância dos exercícios físicos para o tratamento da osteoartrite

 

Os exercícios físicos também ajudam a fortalecer a musculatura e dessa forma os ossos e articulações ficam mais protegidos. Vale lembrar que a osteoartrite é uma doença que desgasta a cartilagem, estrutura que fica na extremidade dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros e se deteriorem durante os movimentos do corpo.
Porém, a prática inadequada de exercícios físicos pode gerar o efeito oposto, piorando o quadro de osteoartrite. Isso ocorre caso um paciente execute atividades de alto impacto, que façam muita força e pressão nos ossos e articulações. Por isso, o ideal é procurar alternativas de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e caminhada.

 

Medicamentos para o tratamento da osteoartrite

 

Quanto aos medicamento indicados para o tratamento da osteoartrite, vale destacar aqueles que atuam na cartilagem, regenerando-a e, consequentemente, aliviando as dores sentidas e as limitações nos movimentos. “Os remédios condroprotetores são opções interessantes para o tratamento da osteoartrite”, completa Regina.

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. CRM-SP: 72550
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes