search
Título

Qual o papel da fisioterapia no tratamento da osteoartrite?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

A fisioterapia tem um papel muito importante no tratamento da osteoartrite, principalmente porque ajuda a reduzir ou aliviar os principais sintomas do quadro, que são dor e rigidez articular. Normalmente a fisioterapia é recomendada nos quadros em que a doença já se encontra instalada, ou seja, não funciona como método preventivo da osteoartrite.   

Benefícios da fisioterapia no tratamento da osteoartrite


A fisioterapia consegue controlar parcialmente alguns sintomas, como a dor, além de ajudar na manutenção de força e o equilíbrio. Também ajuda a aumentar a funcionalidade da região acometida pela doença; a reduzir a sensação de parestesia (diminuição de sensibilidade); e no aumento da estabilidade articular e da propriocepção”, informa o fisioterapeuta Sandro Raad.

Outro objetivo da fisioterapia, segundo o especialista, é orientar o paciente sobre o controle do peso, já que o aumento do mesmo vai refletir negativamente nas lesões articulares. “A fisioterapia tem ainda a função de esclarecer ao paciente e aos familiares sobre a situação da doença para que o paciente colabore com o tratamento realizado pelo profissional”.

Principais métodos da fisioterapia utilizados no tratamento da osteoartrite


Os principais métodos utilizados pela fisioterapia no tratamento são crioterapia (gelo) e calor, para diminuir a dor e a inflamação. Quando há sinais de inflamação,
as compressas geladas são as melhores opções, pois vão diminuir a dor, a inflamação e os espasmos. “A eletroterapia também é utilizada, assim como ultrassom, para trabalhar a inflamação, e o tens, para trabalhar a dor”.

A terapia manual é outra técnica importante para o tratamento, trabalhando com mobilizações articulares e massagens. Essas opções servem para manter as articulações devidamente irrigadas e alinhadas. “O fortalecimento também é parte do tratamento, ajudando na manutenção da articulação e melhorando, assim, o equilíbrio e tônus muscular ( desde que se tenha os cuidados necessários para não forçar demais a articulação)”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes