A fisioterapia funcional é um tipo de fisioterapia que atua na reabilitação e na melhora das capacidades motoras, muitas vezes acompanhadas de dores no corpo. Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Salgado, são inúmeras variações de exercícios que visam aprimorar a capacidade funcional de um indivíduo, ou seja, melhorar sua habilidade de realizar as atividades do dia a dia ou esportivas com eficiência e autonomia.
Fisioterapia funcional ajuda a recuperar lesões ortopédicas
De acordo com a também fisioterapeuta Suelen Souza, diversos tipos de lesões podem ser recuperados: “Os exercícios proporcionam ao indivíduo a prevenção ou a melhora de suas incapacidades, sejam elas de origem patológicas ou não patológicas. Podem ser lesões neurológicas, traumato-ortopédicas, respiratórias e até a reeducação postural”.
Dr. Rodrigo explica que, antes de iniciar a fisioterapia funcional, o paciente precisa tratar a dor: “Primeiro, ele terá que tratar a dor na fisioterapia convencional para depois começar com os exercícios funcionais, que irão evitar novas lesões e recuperar de vez o problema”. Isso acontece porque, segundo o especialista, as atividades funcionais apenas recuperam a lesão, mas não tratam, como é o caso da lesão de ligamento do joelho e a hérnia de disco.
Fisioterapia funcional aumenta força e equilíbrio
Os exercícios propostos pela fisioterapia funcional estimulam a propriocepção, ou seja, a capacidade de perceber o próprio corpo, sua posição e orientação no ambiente ao redor. O paciente é orientado por um fisioterapeuta, que deverá propor um tratamento específico e diferenciado, de acordo com suas necessidades. São exercícios que utilizam o peso do corpo e alguns acessórios para agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, se equilibrar e girar.
Segundo Suelen, qualquer pessoa pode se beneficiar da fisioterapia funcional, seja jovem, idoso, atleta ou sedentário. E há muitos benefícios, além da recuperação de lesões: redução de quedas e de problemas emocionais, maior eficiência nos movimentos corporais, aumento do condicionamento físico, recuperação do equilíbrio, da força, da resistência muscular, da agilidade e flexibilidade e até mesmo a melhora da postura corporal.
Foto: Shutterstock