A osteoartrite é uma doença degenerativa que afeta as articulações, provocando um desgaste capaz de causar alterações ósseas, dificuldade para se locomover e outras complicações. Fazer o tratamento corretamente é fundamental para frear o avanço da doença, mas alguns obstáculos, como o excesso de peso, podem atrapalhá-lo. Entenda como a obesidade influencia o tratamento da osteoartrite.
Obesidade dificulta tratamento da osteoartrite
A obesidade, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é um fator que pode tanto provocar a doença, como também contribuir para que a condição se agrave, principalmente nos casos em que o joelho é a região mais afetada. “A obesidade pode atrapalhar o tratamento da osteoartrite porque leva a uma sobrecarga das articulações”, explica a reumatologista Evelin Goldenberg.
As cartilagens das articulações dos membros inferiores são estruturas de proteção que impedem o atrito de um osso com o outro e funcionam também na sustentação do corpo. O sobrepeso acelera o desgaste dessa cartilagem, o que aumenta o atrito entre os ossos e piora a dor e a falta de flexibilidade. Assim, medidas mais rígidas serão necessárias para controlar a doença.
Perda de peso ajuda a proteger as articulações
Exercícios físicos de baixo impacto, que promovem a estabilidade articular e a redução do peso corporal, como hidroginástica e pilates, são indicados como parte do tratamento da osteoartrite. “É possível proteger as articulações dos efeitos da doença por meio de dieta, visando a perda de peso, praticando exercícios físicos de fortalecimento e alongamento e mantendo cuidados com a postura”, recomenda a médica.
De acordo com a SBR, nos casos de osteoartrite de joelhos, o fortalecimento da musculatura anterior da coxa é fundamental. Além disso, as atividades físicas contribuem para a diminuição da necessidade de medicamentos e ainda combatem o sedentarismo, outro fator de risco da doença. É indispensável que os exercícios sejam feitos com orientação de um especialista porque a osteoartrite também é causada por traumas nas juntas.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
Foto: Getty Images