Realizar tarefas por um longo período em uma mesma posição é um grande problema para quem tem osteoartrite. Um exemplo muito frequente é ficar sentado no sofá assistindo televisão. Mexer o corpo é fundamental para o tratamento, mas a prática de exercícios é indicada somente sob orientação de um profissional.
Pilates e caminhadas são exercícios indicados para casos de osteoartrite
“Cada paciente precisa ser avaliado individualmente antes de iniciar uma atividade. É preciso escolher exercícios que se encaixem em suas condições físicas”, afirma a reumatologista Mayara Manueira da Silveira. Nos pacientes com osteoartrite, essa escolha deve ser feita com cuidado para não sobrecarregar a região afetada pela doença e até mesmo para não facilitar o desgaste de outras articulações.
As atividades mais recomendadas são aquelas que causam pouco impacto nas articulações. “Exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas em terreno plano com calçados adequados, fortalecimento muscular, pilates, alongamento e hidroterapia, são os que mais recomendo para melhorar as dores e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente”, indica a médica.
Atividades que causam impacto atrapalham tratamento da osteoartrite
Por outro lado, os exercícios de alto impacto são desaconselhados pelos especialistas para pacientes com osteoartrite. “Eles podem aumentar a sobrecarga das articulações como do joelho e do quadril, duas das mais afetadas pela doença. Sobrecarregado, o corpo vai provocar algo mais sério além da dor, como uma fratura”, alerta Mayara.
Entre as atividades físicas que devem ser evitadas estão aquelas que envolvem pulos, como o basquete, o vôlei e o handebol. A recomendação para cada paciente é procurar um médico para uma avaliação do quadro, antes de iniciar qualquer prática, para se prevenir de alguma complicação nas articulações. A sobrecarga (ou até mesmo uma lesão) pode dificultar o sucesso do tratamento da osteoartrite.
Foto: Shutterstock