AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: O que acontece durante a inflamação das articulações?

    Uncategorized

    Por

    Segundo a reumatologista Licia Mota, existe um grande número de razões por trás da inflamação das articulações. Esse processo pode ser iniciado por quadros infecciosos, como a artrite causada por vírus, fungos e bactérias, por doenças por cristais, como a gota, por doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, além de traumas e doenças degenerativas, como a osteoartrite. Entenda o que acontece com o corpo durante a inflamação das articulações.

    Osteoartrite causa inflamação das articulações

     

    “Em geral, o processo de inflamação das articulações envolve a sinóvia, que é o tecido que reveste as articulações. Há uma migração de células para a sinóvia, que se torna um ambiente inflamatório com a produção de um grande número de substâncias chamadas citocinas”, explica a especialista.

    Como consequência, a sinóvia aumenta de volume e, em algumas situações, como nas doenças inflamatórias, se torna um tecido chamado pannus, que tem a capacidade de destruir a cartilagem e o osso, causando dor, vermelhidão, inchaço e rigidez, podendo levar à perda de função das articulações e reduzindo consideravelmente a qualidade de vida.

    Saiba como é feito o tratamento da osteoartrite

     

    É fundamental procurar ajuda médica assim que notar os primeiros sintomas, já que o diagnóstico precoce facilita o controle do problema e a redução de danos nas articulações e nas estruturas ao seu redor. No caso da osteoartrite, o tratamento tem como objetivo reduzir a velocidade da degeneração da cartilagem articular e diminuir a inflamação e a dor do paciente.

    Dra. Licia diz que o processo de inflamação das articulações causado pela osteoartrite, em geral, não é tão extenso. “O que nós fazemos é proteger a articulação com a redução do peso corporal, com o fortalecimento da musculatura que suporta a articulação e evitando determinados movimentos que causam sobrecarga”, afirma a especialista. A médica lembra ainda do uso de medicamentos anti-inflamatórios, do ácido hialurônico e da necessidade de cirurgia em casos mais graves.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes