search
Título

Qual é a relação dos nódulos de Heberden e Bouchard com a artrose?

Doenças dos Ossos

Por

A artrose é uma doença crônica que destrói as cartilagens responsáveis pela proteção das articulações. Também chamada de osteoartrite, o problema é mais comum em idosos e costuma afetar as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna. Nas mãos, a artrose pode provocar o surgimento de dois sintomas chamados de nódulos de Heberden e Bouchard.

Artrose pode gerar nódulos de Heberden


“Heberden são nódulos das falanges distais causados pela artrose e são mais comuns que Bouchard, que são nódulos das falanges proximais e podem estar relacionados à artrite reumatoide”, afirma o ortopedista Paulo Marcel Yoshii. De acordo com o médico, a diferença entre eles é a articulação acometida: os nódulos de Heberden se desenvolvem com maior frequência nas pontas dos dedos, enquanto os nódulos de Bouchard acometem as dobras dos dedos.

Na grande maioria das vezes, o aparecimento desses nódulos provoca pouca ou quase nenhuma dor. No entanto, há exceções: quando o sintoma está presente, tende a evoluir conforme o grau de gravidade e tamanho dos nódulos. “Em casos mais avançados, a dor pode causar a limitações dos movimentos do local atingido, prejudicando diretamente a independência e a qualidade de vida do paciente”, diz o especialista.

Como controlar o crescimento dos nódulos de nódulos de Bouchard


Segundo Yoshii, não existe uma maneira de retirar nem de eliminar os nódulos nódulos de Bouchard e Heberden naturalmente, já que eles surgem gradualmente em decorrência do desgaste da articulação. O tratamento mais adequado consiste em impedir seu crescimento e a deformação dos dedos, com a indicação de sessões de fisioterapia e do controle das dores com medicamentos específicos.

Além do tratamento para os nódulos, é importante também seguir à risca as intervenções indicadas pelo profissional para reduzir os danos causados pela artrose nas articulações. Entre elas estão o uso de medicamentos condroprotetores, órteses imobilizadoras, aplicação de ácido hialurônico e outras medidas que ajudam todo o corpo, como controlar o peso, evitar esforços repetitivos e tratar distúrbios hormonais.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes