AchèAchè
    search
    Título

    Os sintomas do resfriado podem ser mais intensos em crianças pequenas?

    Uncategorized

    Por

    O resfriado é uma das doenças mais comuns do planeta. Segundo o Ministério da Saúde, na maioria das vezes, é causado por rinovírus, micro-organismos que entram pela boca, pelo nariz ou pelos olhos e afetam o sistema respiratório. Os sintomas do resfriado costumam ser leves em boa parte dos casos, mas podem ser mais graves nas crianças pequenas. 

    Conheça os principais sintomas do resfriado


    “Os sintomas do resfriado mais comuns são coriza, tosse, inapetência, perda de apetite e,
    às vezes, febre. Eles podem ser mais intensos porque a criança pequena ainda não desenvolveu totalmente seu sistema imunológico“, afirma a pediatra Flávia Bello.

    Essa maior gravidade dos sintomas do resfriado se deve também a uma questão anatômica das vias aéreas, responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões. Nas crianças, especialmente as mais novas, essas estruturas são mais estreitas, provocando um desconforto maior quando há grande quantidade de secreção nasal. 

    Vale lembrar que, segundo a médica, alguns vírus, como o vírus sincicial respiratório, provocam um quadro de gripe comum em adultos, que é uma doença diferente do resfriado, apesar de ter sintomas muito semelhantes. Porém, nos bebês, esses mesmos seres vivos microscópicos causam bronquiolite, um problema que pode ser bastante grave. 

    Como é feito o tratamento do resfriado?


    Para tratar esses sintomas nas crianças, é fundamental incentivá-las a beber muita água para garantir que o corpo fique hidratado.
    Lavar as narinas com soro fisiológico também é importante, assim como manter as mãos limpas e a casa bem arejada. “Só usar medicamentos se forem prescritos pelo pediatra, já que o xarope que o filho da amiga usa pode ser contraindicado para seu filho”, alerta Doutora Flávia. 

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2074-gripe-e-resfriado

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes