search
Título

O uso contínuo de cosméticos no cabelo pode prejudicar a saúde dos fios?

Cabelo
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Cabelos fortes, brilhosos e hidratados são, em parte, resultado dos cuidados que os fios recebem ao longo da vida. Esses cuidados envolvem, por exemplo, uma alimentação balanceada, uma limpeza adequada e o uso correto de produtos cosméticos. Mas, será que essas substâncias podem prejudicar a saúde dos fios se utilizadas frequentemente? 

Alguns tipos de produtos podem enfraquecer o cabelo


“Cosméticos para cabelos como xampus e condicionadores não prejudicam a saúde dos cabelos quando usados de forma contínua. O ideal é que sejam escolhidos produtos adequados para aquele tipo de fio e também para aquele couro cabeludo”, esclarece a dermatologista Bruna Fanton Gallo. 

A médica lembra ainda que existe um mito que diz que sulfato, uma substância encontrada nos xampus e que serve para limpar e produzir espuma, faz mal à saúde dos fios: “Muito fala-se sobre sulfatos, parabenos e silicones. Mas, quando são utilizados com a indicação correta, não prejudicam os cabelos ou o couro cabeludo, pelo contrário”. 
Por outro lado, existem algumas substâncias que podem ser prejudiciais. A especialista cita as tinturas e produtos químicos alisantes como exemplos. “Podemos lançar mão de tratamentos recuperadores e hidratantes, mas esses fatores realmente causam danos, então, o melhor mesmo é evitar”, recomenda a profissional.

Secadores podem prejudicar a saúde dos fios


Além disso, é importante evitar
secadores e pranchas de alisamento, contato com a radiação solar e tração dos fios por causa de penteados muito apertados. Esses fatores podem causar tanto danos à haste capilar, como enfraquecimento, opacificação, danos térmicos e quebra dos fios (piorando o quadro de calvície em quem já tem o problema), quanto ao couro cabeludo, como alergias e inflamação. 
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais fatores do estilo de vida podem contribuir para a calvície?

A forma mais conhecida da calvície é a alopecia androgenética. Entretanto, segundo a dermatologista Ana Lucia Recio, o problema não é influenciado pelo estilo de vida do paciente: “A princípio, a alopecia androgenética é uma condição geneticamente determinada e sua aparição e evolução relacionam-se com a expressividade genética de cada indivíduo”. Queda de cabelo pode […]

Artigos
Coceira no couro cabeludo pode ser um sinal de calvície?

O novo coronavírus | COVID-19 é uma realidade no Brasil. Para controlar sua dispersão, é importante ficar atento aos fatores de risco, sintomas e formas de prevenção.  Alguns grupos precisam de uma atenção especial, como os idosos, pacientes com diabetes e problemas cardiovasculares e pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite crônica e | […]

Artigos
Quais são as principais causas para a queda de cabelo?

A queda de cabelo ocorre por diversos motivos e pode ser dividida em dois tipos: a alopécia androgenética, que nada mais é do que a calvície, e o eflúvio telógeno, que é a queda ocasional dos cabelos relacionada a outras causas. Vale ressaltar que, apesar de ser mais comum em homens, a calvície também pode […]

Converse com um dos nossos atendentes