AchèAchè
    search
    Título

    O uso constante de acetona é um fator que enfraquece as unhas?

    Uncategorized

    Por

    Pintar as unhas com esmalte é um hábito que está presente na rotina de muitas mulheres e vem ganhando espaço também entre os homens. E para removê-lo, é muito frequente o uso da acetona. No entanto, é importante ter alguns cuidados com este produto para não enfraquecer a saúde das unhas. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

    Uso constante de acetona prejudica a saúde das unhas

    A propanona, mais conhecida como acetona, é um solvente originado do álcool isopropílico,  utilizado para remover tinta e verniz, além de esmalte. Segundo a dermatologista Cinthya Basaglia, é um produto químico bastante agressivo. “Ao ser aplicado, deixa as unhas cada vez mais fracas e esbranquiçadas devido à desidratação”, alerta a médica. 

    Por isso, deve ser evitado sempre que possível. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda recusar o uso da acetona se for sugerido em um salão de beleza. “O correto é usar removedores de esmalte que não contêm acetona para não agredir e/ou ressecar as unhas, além de hidratá-las com cremes específicos”, indica a especialista. Bases fortalecedoras também podem ser muito úteis. 

    Acetona pode favorecer o desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis 


    Estes cuidados são importantes para manter as unhas saudáveis e
    evitar o desenvolvimento de condições que possam prejudicá-las, como a síndrome das unhas frágeis. Este problema torna as unhas finas, moles, com crescimento lento, fáceis de quebrar, com descamação e rachaduras. 

    Outro fator que merece destaque no cuidado com as unhas, além da aplicação de acetona, é o uso do próprio esmalte. De acordo com a SBD, é necessário deixar a unha sem esmalte por pelo menos uma semana durante o mês ou, pelo menos, por um intervalo de dois a três dias entre os usos. O objetivo é evitar o ressecamento e o enfraquecimento das unhas. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/unha/cuidados/cuidados-com-as-unhas/ 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes