AchèAchè
    search
    Título

    Síndrome das unhas frágeis: o que são onicosquizia e onicorrexe?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome das unhas frágeis é um problema que deixa as unhas finas, mais moles e com dificuldade para crescer. Essa fragilização pode ser causada por fatores químicos, físicos ou em decorrência de doenças que impedem a formação correta das unhas. A onicosquizia e a onicorrexe são as manifestações mais comuns dessa condição. Descubra quais são as diferenças entre elas!

    Síndrome das unhas frágeis provoca descamação e rachaduras nas unhas


    “Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.

    No entanto, essas manifestações podem variar de acordo com cada caso. Nos mais graves, a síndrome das unhas frágeis pode comprometer por completo a unidade ungueal, a parte dura da unha, composta por queratina e por estruturas que prendem a unha ao dedo, podendo causar até a perda da unha.

    Quais são as causas da onicosquizia e da onicorrexe?


    A onicosquizia pode ocorrer pelo uso de esmalte, excesso de contato com água, deficiência de vitaminas, desnutrição ou doenças sistêmicas, como alterações da tireoide. Já a onicorrexe ocorre principalmente por fatores idiopáticos, ou seja, sem uma causa definida, fatores sistêmicos, como a anemia, e fatores locais, como trauma, inflamação e infecções”, explica a especialista.

    Segundo a médica, alguns cuidados podem ser tomados para que as unhas fiquem mais saudáveis e protegidas. É recomendado evitar o contato sem proteção e de forma frequente com água e detergentes, evitar o uso excessivo de esmaltes e removedores e não retirar as cutículas, que funcionam como barreira de proteção contra fungos e bactérias. 

    Outro cuidado importante é com a alimentação. A biotina, também conhecida como vitamina B7, estimula o fortalecimento e contribui para melhorar a saúde das unhas. Ela pode ser obtida tanto pela suplementação quanto pelo consumo de alimentos, como nozes, amendoim, couve-flor e tomate. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes