AchèAchè
    search
    Título

    O que é queratina? Qual é a sua importância para as unhas?

    Uncategorized

    Por

    As unhas exercem uma função importante no nosso corpo e isso é possível, em parte, graças à queratina. Como a ponta dos dedos é muito sensível, as unhas são responsáveis por protegê-las contra choques, machucados e temperaturas baixas. Com a ajuda de uma dermatologista, explicamos qual a função da queratina. 

    Queratina torna as unhas mais resistentes


    “A queratina é uma proteína produzida pelas células da nossa pele (queratinócitos), sendo composta por vários aminoácidos e, dentre eles, destaca-se a cisteína. Nas unhas, é responsável por garantir sua resistência, endurecimento e brilho. A queratina também faz parte da estrutura da pele e dos cabelos”, afirma a dermatologista Marcela Benez.

    Como a queratina é uma proteína, a alimentação é uma das formas mais importantes de adquiri-la em boas quantidades. “Algumas doenças, alimentação pobre em vitaminas e proteínas e alguns hábitos podem enfraquecer as unhas, deixando-as mais frágeis, quebradiças e descamando“, conta a médica.

    Ter as unhas frágeis é sintoma de doença


    Unhas quebradiças e descamando são sintomas de uma doença chamada
    síndrome das unhas frágeis, que diminui a quantidade de queratina. “As possíveis causas são envelhecimento, anemia, doenças da tireoide, dieta pobre em vitaminas, bulimia, anorexia, uso de unhas postiças, acetona e contato com produtos de limpeza“, cita a profissional.
    Ter uma alimentação balanceada, dando destaque às proteínas, ao zinco, ao silício orgânico e às vitaminas, principalmente a biotina, é uma das formas de evitar e tratar a síndrome de unhas frágeis, assim como o uso produtos dermatológicos prescritos por um especialista. “Na hora de retirar o esmalte, evite a acetona, dando preferência ao removedor de esmalte, e use luvas para fazer os serviços domésticos”, aconselha Marcela.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes