AchèAchè
search
Título

Que tipo de alimentação ajuda no fortalecimento das unhas?

Cuidados com as unhas
Pele e Beleza

Por Cuidados Pela Vida

18 de março de 2018

As unhas, também conhecidas de lâmina ungueal, são formadas por uma proteína chamada queratina. São placas duras que se formam com o objetivo de proteger a ponta dos dedos. Apresentam um crescimento médio de 2-3mm por mês.

As queixas de unhas fracas e/ou quebradiças são bastante comuns, principalmente entre as mulheres, e as principais causas são deficiência de nutrientes, exposição a agentes químicos (solventes, ácidos), alguns cosméticos (formaldeído), fungos, traumas repetitivos como a digitação, contato com água por longos períodos, entre outros.

Apesar do baixo número de estudos que falam de carências nutricionais relacionadas ao enfraquecimento das unhas, sabe-se que uma alimentação saudável com quantidades adequadas de vitaminas e minerais está altamente relacionada com o bom funcionamento do organismo, incluindo a formação e desenvolvimento das unhas. Além disso, também podemos citar a água como um fator muito importante, já que a capacidade da unha em reter líquidos é muito baixa, fazendo que tenhamos a necessidade de beber bastante líquido diariamente para evitar a desidratação das unhas.

Segue abaixo a relação das principais vitaminas e minerais que estão envolvidos na formação das unhas, junto com suas respectivas fontes:

Vitamina A: leite e derivados (queijos e iogurtes), carnes em geral, fígado bovino, ovos, vegetais verde-escuros (brócolis, couve, mostarda) e em vegetais e frutas amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, pêssego, manga).

Vitamina B9 (Biotina): gema de ovo, vísceras (fígado, rim e coração), feijões, ervilha, cogumelos, levedura, aveia, soja, nozes, tomate e alcachofra.

Vitamina B6 (Pirodoxina): carnes em geral, peixes, germe de trigo, cereais integrais (aveia, centeio, cevada), vegetais em geral, nozes, castanhas, abacate e banana.

Vitamina C: frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, kiwi), tomate, abóbora moranga, manga, goiaba, acerola e vegetais folhosos.

Vitamina D: peixes (salmão, atum e cavala), óleos de fígado de peixe, manteiga, gema de ovo e fígado bovino.

Vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais (soja, milho, algodão), leite e derivados, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), abacate e vegetais de folhas verdes (couve, almeirão, alface).

Cálcio: leite e derivados, sardinha, gergelim, vegetais verde-escuros e amêndoas.

Zinco: Carnes em geral, fígado bovino, peixe, ovos, frutos do mar, feijões, leite e derivados e cereais integrais.

Magnésio: cereais integrais, hortaliças de folhas verdes, leite e derivados, nozes e tofu.

Selênio: carnes em geral, leite e derivados, cereais integrais e castanha do Pará.

Ferro: carnes em geral, fígado bovino, ovo, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja), cereais integrais e vegetais verde-escuros.

Pessoas que apresentam alterações nas unhas, precisam fazer um acompanhamento dermatológico para que a causa seja diagnosticada. Em casos de deficiências nutricionais, um profissional nutricionista poderá ser consultado para elaboração um plano alimentar individualizado.

Referências

Newsletter
Tags
alimentação
unhas
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Unhas de gel: essa técnica pode fazer mal para a saúde das unhas?

Deixar as unhas incríveis é o desejo de muitas mulheres brasileiras. Para isso, recorrem a esmaltes, bases e unhas postiças como forma de embelezar as pontinhas dos dedos. Mas, se por um lado, as unhas feitas ficam bonitas, passam uma impressão de cuidado e chamam bastante atenção, por outro, a saúde da estrutura das unhas […]

Artigos
A falta de vitaminas é um fator de risco no desenvolvimento do mal de Alzheimer?

As descobertas feitas pela Medicina, nos últimos anos, têm indicado que a alimentação, especialmente a falta de vitaminas, é um fator que influencia no desenvolvimento do mal de Alzheimer. A doença atinge principalmente os idosos, provocando perda progressiva da memória e das capacidades de raciocinar, comunicar e até de se movimentar. Deficiência da vitamina B12 pode provocar sintomas do […]

Artigos
Quais são os principais alimentos fontes de vitamina D para idosos?

Considerada hoje um hormônio, a vitamina D é muito importante para a manutenção do tecido ósseo, sistema imunológico e prevenção de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Por conta disso, é essencial durante toda a vida, da infância à velhice. No entanto, quais são os alimentos mais ricos nessa substância recomendados para idosos? Importância da vitamina D para os […]

Converse com um dos nossos atendentes