Você já ouviu falar da biotina? “Ela é uma vitamina do complexo B e está relacionada à fabricação de queratina, proteína que compõe a pele e o cabelo”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Recio. Além disso, esse nutriente, também conhecido como vitamina B7, é fundamental para a saúde das unhas, já que a queratina é a responsável pela sua firmeza tão característica.
Falta de biotina causa síndrome das unhas frágeis
É importante se certificar de que organismo está recebendo quantidades adequadas de biotina, já que a deficiência desse nutriente pode atrapalhar a saúde das unhas. “A falta de biotina compromete a produção da queratina das unhas, que tornam-se frágeis e descamativas”, alerta a especialista.
A fragilidade e a descamação são os principais sintomas de uma condição chamada de síndrome das unhas frágeis ou fracas. Trata-se de um problema que chega a atingir cerca de 20% da população e que prejudica toda a estrutura das unhas, fazendo com que se quebrem com extrema facilidade.
Mudanças na alimentação melhoram saúde das unhas
A resposta para um melhor aporte de biotina está na alimentação, segundo Dra. Ana Lúcia: “Ovos e castanhas são ricos em vitamina B7. Adotar uma dieta bem balanceada é uma ótima opção para manter bons níveis de biotina”. Em alguns casos, é possível também recorrer à suplementação do nutriente, que deve sempre ser feita sob orientação médica.
Para as pessoas com falta de biotina e que já desenvolveram a síndrome das unhas frágeis, é importante iniciar o tratamento médico e segui-lo corretamente para resolver o problema. Além da suplementação, as medidas mais indicadas são uso de esmaltes e cremes fortalecedores e evitar traumas e contato com produtos químicos.
Foto: Shutterstock